O fantástico mundo dos insetos: As joaninhas são besouros pequenos da família Coccinellidae. São mais de 6 mil espécies no mundo, vivendo em diferentes habitats. A mais antiga encontrada é um fóssil que data mais de 35 milhões de anos — um besourinho fossilizado e preservado em uma resina de âmbar na França.
Bonitinhas, elas comem sua própria classe! A dizer, comem insetos! Isso além de fungos ou plantas. A espécie Cryptolaemus montrouzieri, por exemplo, adora cochonilhas e pulgões. Por isso tem sido usada no controle biológico como “amiga da horta”, no lugar de agrotóxicos. Que banquete se as cochonilhas-rosa aparecem!
É chocante saber que insetos representam 90% das espécies de animais classificados em todo o mundo e, mesmo assim, sabemos tão pouco sobre eles. Talvez por causa da nossa ignorância (de não saber sobre a importância ecológica deles), hoje, com consentimento da maioria, agrotóxicos e inseticidas têm colocado 40% dos insetos do mundo em risco de extinção.
Precisamos resgatar nossa ancestralidade. Muitos insetos são conhecidos nossos, fazem parte da nossa história e do folclore global. Aparecem na cultura de todos os povos com diferentes significados.
Precisamos reorganizar a casa, regenerar, reparar e curar os laços entre a humanidade e a natureza. Estamos lado a lado com a comunidade viva, em relação de interdependência com o meio ambiente. Todas as espécies precisam de condições ambientais e recursos naturais para viver.
Saiba mais:
[PDF] ATLAS DOS INSETOS. Fundação Heinrich Böll e Friends of the Earth – Europe:
https://br.boell.org/sites/default/files/2022-02/Atlas%20dos%20Insetos%20completa%20final.pdf
[VÍDEO] Joaninha, melhor amiga da horta – Somos Verdes: https://youtu.be/5FF2OKmiXtM?si=fVkD1TWKMWkXkN6I