Mapa da água: estamos bebendo veneno

Dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o Sisagua, do Ministério da Saúde, revelam que água “potável” da torneira de 763 cidades brasileiras chega contaminada com agrotóxicos e resíduos industriais radioativos. A situação está fora de controle, 1 em cada 4 cidades que fizeram testes encontraram substâncias acima do limite.

Em 2019, outro levantamento conduzido pelo Ministério da Saúde já confirmava a presença dos 27 pesticidas que a lei obriga a testar em 92% das águas examinadas no Brasil. Desses, 20 são considerados altamente perigosos pela Pesticide Action Network, 21 são proibidos na União Européia e 5 são considerados cancerígenas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Nada foi feito para solucionar o problema.

Em reportagem do UOL, a médica e toxicologista Virgína Dapper alerta que pessoas já podem estar desenvolvendo doenças em decorrência da contaminação múltipla e diária. O Repórter Brasil, a Agência Pública e a organização suíça Public Eye fizeram um mapa online para você saber quais agrotóxicos encontra na água “potável” de sua cidade.   

PS: A zona cinza do mapa não significa que não tem agrotóxicos na água, mas que a equipe de vigilância não tem dados.

Saiba mais:

Mapa da água – Repórter Brasil: https://mapadaagua.reporterbrasil.org.br/
Exclusivo: água da torneira foi contaminada com produtos químicos e radioativos em 763 cidades – Repórter Brasil: https://bit.ly/35BBykg
Coquetel perigoso – UOL:  http://bit.ly/2v7DfjH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *