Domo de calor

Essa semana, calor extremo pode fazer o Brasil superar médias históricas de temperatura. Um bloqueio atmosférico conhecido como “domo de calor” vai impedir o avanço de frentes frias e a massa de ar quente estagnado vai se aquecer cada vez mais com a luz do Sol. Este domo, como aqueles usados para cobrir refeições e aprisionar o calor, vai cobrir o norte da região Sul, todo o Sudeste, todo o Centro-Oeste e se estenderá até a região Norte e Nordeste. Os termômetros de várias cidades brasileiras vão bater os 40° C e ar seco.

Potencializado pelas emissões fora de controle de dióxido de carbono na atmosfera pelos Grandes Poluidores em conjunção com o El Niño mais forte, esse fenômeno meteorológico ocorre quando uma área fica sob a influência de um sistema de alta pressão que bloqueia a movimentação das massas de ar, impedindo a chegada de sistemas frontais ou sistemas de baixa pressão que normalmente trariam mudanças nas condições do tempo. Como resultado, o ar quente e seco fica aprisionado nessa área.

O aquecimento global é evidente. É preciso diminuir as emissões de dióxido de carbono e não há mais tempo para blablabla. Os alertas científicos pedem o fim de novas explorações de petróleo e a redução acelerada de seu consumo, numa transição energética urgente global. Apesar de todos os acordos, os Grandes Poluidores continuam explorando petróleo e emitindo CO2 como nunca. No ano passado, atingimos o infame recorde de emissões. Cientistas já estão roucos de alertar que esse nível anual de emissões de gases do efeito estufa é insustentável para a vida no planeta.

Atenção: Risco de insolação e exaustão pelo calor. Precisamos nos hidratar muito esses dias, porque uma temperatura tão alta representa risco para a saúde humana e para o meio ambiente. Especial cuidado com crianças e pessoas mais velhas que esquecem de tomar água. Plantas e animais em toda essa região coberta pelo domo podem sofrer estresse hídrico. Cuide deles também.

Alerta: Cuidado com queimadas. O clima está muito quente e muito seco. Um pequeno foco de incêndio pode se transformar numa catástrofe.

Saiba mais:
O que é a cúpula ou domo de calor? – MetSul: https://bit.ly/46ccTwr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *