Mentiras do agro

Quando você come um prato com arroz, feijão, couve, abóbora, farofa e salada, já se perguntou quem cultivou tudo isso? Muitas vezes, confundimos o agronegócio com a agricultura familiar — e essa confusão é alimentada há anos pelas campanhas publicitárias do agro no horário nobre da TV. Mas a verdade é que agro e agricultura familiar são coisas bem diferentes.

O agronegócio tem como foco produzir commodites (como soja, milho e gado) para exportação. Já a agricultura familiar cultiva uma variedade enorme de alimentos, como frutas, legumes e verduras, que são a base da nossa alimentação. Além disso, é ela quem abastece as feiras e mercados públicos, oferecendo comida de verdade aos brasileiros.

A agricultura familiar é diversa em cada região do país. No Sul, encontramos os policultores coloniais; no Norte, as pequenas roças ribeirinhas da Amazônia. São famílias e comunidades que, em pequenos terrenos (minifúndios), não só produzem alimentos, mas mantêm uma relação cultural com a terra.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006 (IBGE), a agricultura familiar reúne quase 3,9 milhões de pequenos estabelecimentos, representando 76,8% das unidades produtivas do país, mas ocupando menos de 23% da área destinada às atividades agropecuárias. O IBGE revela ainda que os pequenos estabelecimentos empregam quase 85% dos trabalhadores rurais! Também aponta que “os pequenos estabelecimentos utilizam 12,6 vezes mais trabalhadores por hectare que os médios e 45,6 vezes mais que os grandes”.

Vamos parar de cair nessa mentira. O agro não alimenta o povo e nem gera renda para as famílias rurais, o agronegócio enriquece os donos das exportações. Alimento é outra coisa. É um bem estratégico, ligado à segurança nacional. A autossuficiência na produção de alimentos deve ser uma preocupação de todos nós. Para discutir a desigualdade no campo, é preciso entender a realidade do rural brasileiro e as políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar.

Saiba mais:
Atlas do Espaço Rural Brasileiro | Agricultura Familiar: https://www.ibge.gov.br/apps/atlasrural/pdfs/11_00_Texto.pdf
Lei 6040/2007: https://abre.ai/lgxm
Decreto 9064/2017: https://abre.ai/lgxn
O discurso agro: https://abre.ai/lgxx
Censo Agro 2006: IBGE revela retrato do Brasil agrário: https://bit.ly/4eFJZt3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *