Monções

O fenômeno climático das monções vira-e-mexe é cobrado no ENEM e também nos vestibulares. Mas o que é monção? É um vento tropical sazonal que define duas estações marcadas: o período das chuvas torrenciais e o período da seca. Isso acontece por causa da variação de pressão atmosférica do continente no verão e no inverno. As monções acontecem de forma intensa no Oceano Índico e Mar Arábico, afetando o sul e sudeste da Ásia. O evento é importante porque marca profundamente o modo de vida e a economia de toda região.


Na Ásia, as “monções de verão (ou marítimas)” trazem o vento úmido do oceano carregado de chuvas generosas para irrigar as plantações entre junho e novembro, além de reabastecer rios e represas. Isso acontece porque durante o verão o continente fica mais quente que a água do mar e o ar quente sobre a terra tende a subir, o que cria uma área de baixa pressão atmosférica sobre a região que puxa o vento úmido do oceano. Assim, durante o verão a chuva é intensa.


A partir de dezembro, começa a “monção continental ou de inverno” e não tem mais chuva até maio. Nesse período, o continente tem pressão mais alta em comparação ao oceano e os ventos sopram da terra para o mar. Durante esse período, fica bem seco em todo sul da Ásia.

Saiba mais:

“O que são monções?” – InfoEscola: https://bit.ly/3mVv96X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *