Subsidência dos deltas

O delta do Rio São Francisco vem afundando pouco a pouco. Pesquisas científicas já mostram o rebaixamento (subsidência) de terras, porque a planície está perdendo gradualmente a sustentação.

As causas desse afundamento estão ligadas à erosão, à extração de água e petróleo/gás e ao aumento do nível do mar. O impacto vai desde a inundação de terras férteis e comunidades tradicionais até a destruição de ecossistemas costeiros.

O que acontece no delta do São Francisco serve de alerta para o delta do Rio Amazonas, onde vivem mais de 20 mil habitantes tradicionais, entre ribeirinhos, indígenas e pescadores artesanais. Mais do que nunca, precisamos proteger estuários, manguezais e deltas, que, além de abrigarem uma biodiversidade única, são essenciais no combate às mudanças climáticas – afinal, são os ecossistemas que mais estocam carbono.

Saiba mais:
Canafístula, Francisco. Pescadores artesanais da foz do Rio Amazonas, Amazônia, Brasil. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 7(2).DOI:10.18616/rdsd.v7i2.6361
Tanajura, Elmo L. X et al. Avaliação de Subsidência Planície Deltaica do Rio São Francisco a partir dos Vértices de Referência de Nível da Rede Altimétrica Brasileira. UFPE; UFPA; UFRJ. Anu. Inst. Geociênc., 2022;45:36503. DOI: https://doi.org/10.11137/1982-3908_ 45_36503

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *