Erosão de encostas

As matas nas encostas e ao redor dos corpos d’água são áreas de preservação permanente exatamente porque a cobertura vegetal impede o processo de erosão. 

SEM ÁRVORE, O SOLO NÃO CONSEGUE RETER ÁGUA. O solo com área coberta por vegetação é naturalmente mais poroso e consegue manter suas partículas juntas, impedindo que sejam facilmente levadas pela água.

AS RAÍZES SEGURAM A TERRA FIRME E ABASTECEM O LENÇOL FREÁTICO. As raízes das plantas fixas seguram a terra, absorvem a umidade e desempenham papel-chave levando água para abastecer o lençol freático.

AS COPAS DAS ÁRVORES REDUZEM OS VENTOS E DIMINUI O IMPACTO DA CHUVA. As copas das árvores também têm um papel fundamental na redução da força do vento, diminuindo a velocidade das gotas da chuva e o impacto da água e do vento no solo.

O desmatamento, a mineração, o agronegócio e as construções irregulares nas encostas aceleram o processo de erosão. 

A erosão das terras degradadas transfere sedimentos das partes mais elevadas para as áreas mais baixas. Sem proteção das matas, as chuvas viram enxurradas, que levam resíduos de agrotóxicos e fertilizantes aplicados nas proximidades, além de muito lixo, entulho e detritos para os leitos de rios. O assoreamento pode secar um curso hídrico.  

Saiba mais:

Erosão de encostas – https://projetoecoweb.wordpress.com/2015/12/01/erosao-de-encostas/

Erosão – Infoescola: https://goo.gl/Zq6B0h

Deslizamento de Terra – Infoescola: https://www.infoescola.com/geologia/deslizamento-de-terra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.