Erosão de encostas

As matas nas encostas e ao redor dos corpos d’água são áreas de preservação permanente exatamente porque a cobertura vegetal impede o processo de erosão.

SEM ÁRVORE, O SOLO NÃO CONSEGUE RETER ÁGUA. O solo com área coberta por vegetação é naturalmente mais poroso e consegue manter suas partículas juntas, impedindo que sejam facilmente levadas pela água.

AS RAÍZES SEGURAM A TERRA FIRME E ABASTECEM O LENÇOL FREÁTICO. As raízes das plantas fixas seguram a terra, absorvem a umidade e desempenham papel-chave levando água para abastecer o lençol freático.

AS COPAS DAS ÁRVORES REDUZEM OS VENTOS E DIMINUI O IMPACTO DA CHUVA. As copas das árvores também têm um papel fundamental na redução da força do vento, diminuindo a velocidade das gotas da chuva e o impacto da água e do vento no solo.

O desmatamento, a mineração, o agronegócio e as construções irregulares nas encostas aceleram o processo de erosão. Esta transfere sedimentos das partes mais elevadas para as áreas mais baixas. Sem proteção das matas, as chuvas viram enxurradas, que levam tudo que vê pela frente, inclusive lixo e resíduos de agrotóxicos aplicados nas proximidades.

Saiba mais:

Erosão de encostas – https://projetoecoweb.wordpress.com/2015/12/01/erosao-de-encostas/

Erosão – Infoescola: https://goo.gl/Zq6B0h

Deslizamento de Terra – Infoescola: https://www.infoescola.com/geologia/deslizamento-de-terra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *