Biodiversidade

A diversidade de vida em uma floresta é fundamental para a estabilidade ecológica e a saúde do sistema, regulando também o ciclo da água, do carbono e do clima! Cada floresta é composta por uma intrincada teia de interações entre diferentes seres vivos ⎼ microrganismos, plantas, fungos, animais ⎼ e o ambiente físico. Cada espécie tem características únicas e necessidades diferentes em relação ao uso de recursos e ao habitat, ocupando um nicho ecológico específico. Tem espécie que faz ciclagem de determinado nutriente, outra que fixa nitrogênio no solo, a que poliniza uma planta específica, a que dá determinado fruto, a que come este fruto e dispersa essas sementes etc. Todas juntas mantém o equilíbrio da floresta.

Na ecologia, cientistas estudam essas funções distintas que cada espécie desempenha para o funcionamento global do sistema. Assim, a função de uma espécie complementa a função de outra. Ecólogos chamam isso de “complementaridade funcional” e é essa mágica que torna o ecossistema mais resiliente. Podemos chamar isso também de interdependência! Quando ocorre uma perda drástica de diversidade (exemplos: monoculturas, introdução de espécies invasoras, envenenamento, fragmentação de ecossistemas, poluição etc), ocorre também uma perda de complementariedade funcional e isso pode provocar instabilidade e até o colapso de um ecossistema. Por exemplo, a perda de polinizadores pode resultar na redução da produção de frutos e sementes, que vai afetar a reprodução de plantas, que vai afetar a disponibilidade de alimentos para outros organismos.

DIVERSIDADE GENÉTICA: A diversidade genética é fundamental para a sobrevivência de cada espécie no tempo e no espaço. A variação de genes tanto entre os indivíduos de uma mesma população como entre populações geograficamente separadas permite que cada espécie se adapte a novos desafios e pressões seletivas.

DIVERSIDADE DE ESPÉCIES: As relações entre populações de diferentes espécies que vivem em uma comunidade são estudadas no campo da ecologia porque a compreensão da dinâmica e complexidade dessa rede de interações ajuda a entender a estrutura e funcionamento do ecossistema. Alguns exemplos de relações entre diferentes espécies são: mutualismo, comensalismo, facilitação, protocooperação, cooperação, simbiose etc.

DIVERSIDADE DE COMUNIDADES: Inclui a variação nos ecossistemas terrestres e aquáticos, assim como a variação na complexidade de uma comunidade biológica, o que inclui o número de nichos, de níveis tróficos e outros processos ecológicos.

ECOSSISTEMAS: Cada ecossistema desempenha um papel único na manutenção da vida e contribui para a diversidade global, variando em termos de estrutura, composição e função. Inclui: florestas tropicais, recifes de coral, estepes, desertos, rios, lagos etc.

Quando são criadas Unidades de Conversação (UC), elas são feitas para proteger a diversidade de ecossistemas (ou a biodiversidade de comunidades) presentes nelas! Uma UC não é um conjunto de árvores, mas uma conjunto de relações de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *