Chuva de sementes

A coleta de sementes por queda natural, usando redes sob as árvores, é conhecida como “chuva de sementes”. Esta é uma técnica não intrusiva que junta sementes de árvores grandes e altas onde a colheita manual seria difícil e perigosa.

Passo a passo:

1. Identificar árvore: as árvores-matrizes nativas devem ser saudáveis, bonitas, produzir sementes de qualidade, apresentar crescimento vigoroso, resistência a doenças e atrair muitas aves. As aves podem participar da coleta e ajudam muito na quebra de dormência das sementes. Essas árvores-matrizes devem ser bem cuidadas, pois elas desempenham um papel fundamental na conservação da espécie, especialmente quando se trata de variedade ameaçada de extinção.

2. Escolher redes: de material leve e resistente, essas redes de malha fina devem ser do tamanho da copa da árvore ou da área onde as sementes caem.

3. Instalar rede: colocar a rede sob a copa da árvore, de modo que capture as sementes maduras que caem naturalmente. As redes podem ser presas a postes ou estruturas leves para que não toquem na árvore.

4. Monitorar: na estação de queda de sementes, é importante monitorar regularmente o local para verificar se as sementes estão sendo coletadas adequadamente.

5. Coleta: conforme as sementes caem, elas vão se acumulando na rede. Para coletá-las, pode-se pegar uma a uma manualmente e sacudir a rede levemente para soltar sementes presas.

6. Processamento: é importante remover quaisquer detritos ou material não desejado antes de armazenar as sementes em condições adequadas de temperatura e umidade. 

A disponibilidade de sementes nativas é peça-chave para a regeneração de florestas tropicais. Essas sementes são usadas para replantar áreas afetadas pelo desmatamento, incêndios florestais, mineração e outros impactos ambientais.

Saiba mais:

Técnicas de Restauração de Áreas Degradadas” – Silvia Soares – https://bit.ly/3d6us8C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *