O amendoim (𝐴𝑟𝑎𝑐ℎ𝑖𝑠 ℎ𝑦𝑝𝑜𝑔𝑎𝑒𝑎 𝐿.) é da família Fabaceae, sendo uma planta herbácea rasteira, de caule pequeno, com folhas compostas pinadas e florzinhas amarelas. Depois da fecundação, desenvolve vagens subterrâneas cheias de sementes de grande importância para a humanidade. Além de muito nutritivas (contêm ômega 3, vitamina E, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e fibras), ajuda na recuperação do solo. Seu ciclo é anual e é uma das principais leguminosas cultivadas no Brasil e no mundo.
Na série “Amazônia: Arqueologia da Floresta”, o arqueólogo e pesquisador atuante na Amazônia Eduardo Goés Neves (USP) conta que há registros de amendoim que datam mais de 4 mil anos na região amazônica. Ele explica que o amendoim é parte da agrobiodiversidade milenar nativa, na inteligência e respeito indígena que encontrou “o equilíbrio entre o mundo da domesticação e da natureza”.
Segundo a Flora do Brasil – plataforma oficial que reúne, organiza e cataloga informações da flora nativa –, a espécie é “considerada nativa da Bolívia ou norte da Argentina e tradicionalmente cultivada em todos os estados do Brasil”. Completa: “esporadicamente, vegeta em forma espontânea, por germinação de sementes em campos de cultura abandonados ou de sementes dispersas de forma involuntária, mas não se estabelece nesses locais de modo permanente.”
Saiba mais:
Fabaceae – 𝐴𝑟𝑎𝑐ℎ𝑖𝑠 ℎ𝑦𝑝𝑜𝑔𝑎𝑒𝑎 𝐿. in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB22798. Acesso em: 02 fev. 2025
Conagin, Candida. Morfologia da flor e formação do fruto no amendoim cultivado (Arachis hypogaea, L.). Bragantia. Campinas, 1955. https://doi.org/10.1590/S0006-87051955000100024
IBGE: Produção de Amendoim dispara no Brasil: https://abre.ai/l0Se