Período de reprodução dos peixes

Piracema (tupi, saída dos peixes) é o período em que várias espécies de peixes no mundo nadam rio acima, contra a correnteza, para desovar e procriar. Chegando no local ideal para a reprodução de cada espécie, a fêmea –que possui ovários– libera os óvulos e, às vezes, até constrói ninhos. O macho lança o sêmen diretamente sobre eles, quase ao mesmo tempo. 

Com a fertilização, temos uma nova célula: o ovo ou o zigoto, que se divide até formar o embrião. Começa o período de incubação, que a energia para o desenvolvimento embrionário está dentro do óvulo. Ao se transformarem em alevinos, eles nascem e começam a se alimentar no ambiente externo.

Para permitir que as espécies se reproduzam e que haja pesca em volume satisfatório nos outros meses do ano garantindo a sustentabilidade da vida, durante a piracema temos na legislação o período de DEFESO e toda pesca comercial fica restrita. Isso acontece no mundo inteiro. 

No Brasil, o período de defeso dura mais ou menos 4 meses, na maioria dos estados entre novembro e fevereiro. Nos estados do sul, a piracema começa em outubro e termina em janeiro. Em Roraima é diferente, com o defeso entre março e junho. Nesse momento, o pescador artesanal pode receber o “seguro-defeso” no valor de um salário mínimo, no INSS.

Saiba mais:

Piracema – Brasil Escola: https://bit.ly/3pXPydE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *