Desmatamento volta a cair com Marina e Lula

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram uma queda de 68% no desmatamento em abril deste ano em relação ao ano passado. O Deter, sistema de monitoramento em tempo real operado pelo INPE, mostra também que a área com alertas de desmatamento no primeiro trimestre diminuiu 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa primeira queda pode ser reflexo da mudança de postura da política ambiental. O governo tem declarado aos quatro cantos o compromisso de controlar o desmatamento, fiscalizar e coibir condutas criminosas, assim como proteger os povos indígenas e promover a bioeconomia.

Segundo os dados, ainda assim, 328,71 quilômetros quadrados foram desmatados no mês passado, abaixo da média histórica para o mês, mas ainda longe da meta de zerar o desmatamento.


Em reportagem da revista Piauí, o Secretário-Executivo do Ministério Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) João Paulo Capobianco explica que “a realidade agora é outra. O mapa do desmatamento mudou, avançando sobre regiões mais densas da floresta. A violência explodiu na região, com o aumento da circulação de armas e a presença crescente do crime organizado, cada vez mais envolvido com o garimpo ilegal e outros crimes ambientais”.


O balanço do Ibama sobre as atividades atividades do primeiro trimestre mostra um crescimento de 219% das multas aplicadas por desmatamento e outros crimes contra a flora na Amazônia (em relação à média do mesmo período entre 2019 a 2022). Também subiu em 133% a apreensão de bens e produtos pelos fiscais durante essas operações e 93% o número de embargo a propriedades.

Além de esvaziar os órgãos que cuidam das questões ambientais, indígenas e agrárias, Bolsonaro tinha paralisado o Fundo Amazônia. O fundo foi retomado por decreto presidencial no primeiro dia de governo Lula. Em janeiro, a ministra do (MMA) Marina Silva defendeu a ampliação de doações e parcerias para combater o desmatamento e em programas para conservação e uso sustentável da Amazônia Legal.

Saiba mais:
Desmatamento na Amazônia cai 68% em abril – Reuters, maio: bit.ly/3pxRQEx
Nova dinâmica do crime ambiental – Piauí, abril: http://bit.ly/3nVspfL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *