Fogo fora de controle

Fogo no Pantanal já está próximo do recorde de 2020, com mais de 265 mil hectares queimados. Só no ano passado, o Pantanal perdeu mais de 10 vezes a área que tinha perdido por devastação entre 2000 até 2018. Esse ano ainda não estamos nem em setembro (o mês que registra mais fogo no Brasil) e a situação já está pior que em 2020.

O Brasil está em chamas. Na Mata Atlântica, no Cerrado e na Caatinga também já são registrados mais focos de fogo em 2021 que no mesmo período do ano passado. Só o Parque Estadual do Juquery em São Paulo está com 60% da vegetação queimada.
Os incêndios são criminosos e as mudanças climáticas não ajudam. Com o clima mais seco, o fogo se alastra sem controle. “O Brasil está secando”, explicou o coordenador do MapBiomas Tasso Azevedo em coletiva ontem.

A destruição do Brasil é culpa do retrocesso ambiental desse governo, que desestruturou IBAMA, ICMBio e incentivou grileiros a devastarem florestas da união. É uma catástrofe. O país está perdendo floresta, mananciais, secando e pegando fogo sem parar, mas o governo federal parece estar ok com isso aí, preocupado com outras pautas: voto impresso, golpe, manifestação de 7 de setembro. É uma vergonha.

Saiba mais:

“Área queimada no Pantanal em 2020 supera em 10 vezes a área de vegetação natural perdida em 18 anos” – G1, https://glo.bo/3gqEHpe
“Pantanal: incêndios estão próximos do recorde de 2020” – G1, https://bit.ly/3zeWw28
“Pantanal perde 74% da água desde 1985, e pesquisadores dizem que Brasil está secando” – Folha: https://bit.ly/3myNTvX
“Com interferência humana, fogo se alastra em biomas brasileiros”- O Globo: https://glo.bo/3yd3bIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *