Ciclo longo e curto da água

O ciclo curto ou simples da água é a circulação da água pelas camadas terrestres, aquáticas e atmosféricas: a evaporação, a condensação, a chuva. Já o ciclo longo da água é aquele que passa pelos seres vivos antes da água voltar ao ambiente. A água, dentro dos seres vivos, cumpre papel vital por ser solvente universal, sendo a principal substância que dissolve a maioria das moléculas orgânicas. A água nos animais homeotermos também cumpre a função de regular a temperatura do corpo. 

Nas plantas, a água é retirada do solo, utilizada para a fotossíntese e também o principal componente da seiva, que transporta nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pela planta. 

 Nos animais, a água é a via de transporte das substâncias que entram e saem das células, os gases respiratórios, os nutrientes, as excretas, a circulação de hormônios e remédios… quase tudo no nosso corpo circula dissolvido em água. Nessa dissolução, a água aparece nas principais reações químicas, fazendo síntese por desidratação ou hidrólise. 

A água volta para o ambiente através da respiração, da transpiração, das secreções, das fezes e da urina. 

Saiba mais: 

Funções da água no corpo humano – Mundo Educação: https://bit.ly/3D8OSI4

Ciclo da Água – ENEM: https://bit.ly/3DcQlxe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *