Benefícios da restauração florestal

O cientista Antonio Donato Nobre resumiu os benefícios da restauração florestal em artigo do grupo de pesquisa internacional Biotic Pump.

CAPTURA DE CARBONO: Na fotossíntese, as plantas removem dióxido de carbono do ar, armazenando-o na própria biomassa. O solo também consegue acumular muito carbono durante o processo natural de decomposição de galhos, folhas e frutos.
SOLO RICO E ESPONJOSO: O solo de uma área restaurada torna-se naturalmente mais poroso e cheio de microvida. Além disso, as raízes das árvores ajudam na infiltração da água da chuva e promovem o abastecimento do lençol freático.
EVAPORAÇÃO QUE REFRESCA: As árvores bombeiam até mil litros de água por dia. O vapor d’água transpirado pelas folhas aumenta a umidade do ar e esfria a superfície.
CALOR É LEVADO PRA LONGE: No processo de transpiração, a planta capta o calor ambiente e transforma-o em água vaporosa fresca. Na passagem do estado líquido para o gasoso muita energia é absorvida, o que também resfria a superfície foliar.
FLORESTA FAZ CHUVA: A condensação do vapor de água forma nuvens que, eventualmente, precipitam como uma chuva gentil. Desde 2014, na publicação “Futuro Climático da Amazônia, Nobre explicou como o nosso oceano-verde mantém o ar úmido em movimento, exportando chuvas generosas em rios aéreos de vapor de água.
FLORESTA FAZ VENTO: A condensação do vapor de água libera parte de sua energia latente como um abaixamento da pressão. Esse efeito mecânico forma e impulsiona correntes de ar de baixo nível que funcionam como grandes transportadores que movem matéria e energia ao redor do globo. Tais movimentos são especialmente importantes no transporte de umidade dos oceanos para o interior, bem como no transporte de calor das latitudes tropicais para os radiadores planetários localizados em ambos os pólos.
FLORESTA DOMA EVENTOS EXTREMOS: Um dossel florestal irregular forma um quebra-vento muito eficiente, oferecendo um meio para que os ventos dissipem sua energia cinética, evitando assim a ocorrência de circulações energéticas como tornados e outros eventos destrutivos semelhantes.
CLIMA AMIGÁVEL: A soma de todos esses efeitos e outros serviços prestados pela vegetação em geral, e especialmente pelas florestas, resulta em um clima mais hospitaleiro.

Saiba mais:
Forests that serve the climate – Antonio Donato Nobre: https://bit.ly/3IClChm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *