Brasil é o 4º país que mais poluiu no mundo

O Brasil é o 4º país mais poluidor no mundo, conforme dados do levantamento internacional da Carbon Brief que calculam as emissões globais acumuladas desde 1850. Nesse período, o Brasil emitiu 112,9 bilhões de toneladas de CO2 (GtCO2) e mais de 85% desse total é associado ao desmatamento. “A história importa porque o acumulado de dióxido de carbono emitido desde o início da Revolução Industrial está intimamente ligada ao aquecimento de 1,2°C que já ocorreu”, explicam os autores do estudo. Mesmo agora durante a pandemia, enquanto as emissões globais tiveram uma queda de quase 7%, o Brasil teve um acréscimo das emissões brutas de gases de efeito estufa de 9,5%.


EMISSÕES HISTÓRICAS ACUMULADAS

No Brasil dos anos 1850 até 1930, o agronegócio escravista do café (e também do boi) se expandiu por todo vale do Paraíba e oeste paulista, reduzindo a cobertura florestal natural da Mata Atlântica para 5%. Os estados mais desmatados foram São Paulo e Rio de Janeiro.   
Em 1888 foi abolida a escravidão, em 1989 Dom Pedro II foi tirado do poder pelos militares, mas nada parou o ritmo do desmatamento. Mudou-se a forma de governo, passando de Brasil Império para República com o primeiro golpe militar, mas na prática a economia permaneceu a mesma: a elite ruralista exportadora continuou mandando e desmatando. 


A partir dos anos 1950, o desmatamento da região Centro-Oeste e o avanço do setor ruralista para a região Norte se intensificaram. “As florestas tropicais do Brasil já passavam por desmatamentos no final do século 19 e início do século 20, para produção de borracha, tabaco e outros. Mas o desmatamento começou ‘para valer’ por volta de 1950, incluindo pecuária, extração de madeira e plantações de óleo de palma”, diz o estudo publicado pelo Carbon Brief.


DISCURSO DE PEQUENO POLUIDOR NÃO COLA MAIS

Na COP, o Brasil pretendia usar o argumento de que o país não é um grande poluidor para evitar se comprometer com metas de reduções de emissões. Para fazer esse malabarismo com os números, o governo não considera as emissões do desmatamento na conta.


Saiba mais:

Brasil é 4º no mundo em ranking de emissão de gases poluentes desde 1850 – Folha de S Paulo: https://bit.ly/3bkXgIQ

Nível de emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2020 é o maior desde 2006, aponta relatório – G1: https://glo.bo/2XT6yIH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.