Combustíveis fósseis e emissão de gases do efeito estufa

Apenas 100 empresas de combustíveis fósseis são responsáveis por 70% das emissões de gases efeito estufa históricas de todo o planeta* e as 20 maiores Petrolíferas e Companhias de Gás são responsáveis por um terço de toda essa emissão sozinhas! As petrolíferas também estão associadas a uma série de outros danos ecológicos irreversíveis, violações e crimes como contaminação da água por fracking, invasões, perfuração de petróleo em pequenas comunidades, vazamentos e explosões em oleodutos. Estão também associadas a guerras.

Com elas, temos a indústria de aviação, de frete, de automóveis e de embalagens plásticas. Todas ligadas ao petróleo e tentando fazer o mundo parar no século passado. Para esconder tudo isso, esses setores pagam por uma máquina de negação climática. Com o trabalho dedicado de RPs e assessores de imprensa, com a atuação de muitos lobistas em governos, até agora têm conseguido fazer manobras que estão nos levando a uma falha global no combate da crise climática.

Petróleo foi a energia dos 1900! O mundo já tem alternativas energéticas viáveis e escaláveis que causam muito menos impacto. O uso de energia limpa e uma transição gradual na matriz energética global é um fato e já está acontecendo. Mudanças estruturais são difíceis, mas trazem sempre inovação e ar fresco.

Vamos unir nossa voz junto com milhões de jovens pelo mundo por um planeta mais sustentável e justo sem exploradores ou explorados. Queremos ações reais para conter as mudanças climáticas? Precisamos que os grandes poluidores do planeta sejam responsabilizadas pelo estrago que causam e que parem de poluir.

*desde 1988

Saiba mais:

“Big Oil Reality Check”: https://bit.ly/3fjynA0
“Just 100 companies responsible for 70% of global emissions, study says,” The Guardian, https://bit.ly/3kjF4Vz “For Our Future, the Oil and Gas Industry Must Go Green” – The New York Times: https://nyti.ms/2WqXh5n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *