Domo de calor

O calorão fora de série vai continuar e atingir o ápice no fim de semana. O Inmet emitiu ontem alerta vermelho de grande perigo, “com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, para nove estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Tocantins (TO), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná (PR).

O que está acontecendo? Temos a formação de um fenômeno meteorológico chamado de “domo de calor” (1), que está potencializado pelas emissões fora de controle de dióxido de carbono e metano na atmosfera causada pelos Grandes Poluidores (2) em conjunção com um El Niño mais forte (3).

(1) O domo de calor ocorre quando uma área fica sob a influência de um sistema de alta pressão que bloqueia a movimentação das massas de ar, impedindo a chegada de sistemas frontais ou sistemas de baixa pressão que normalmente trariam mudanças nas condições do tempo. Como resultado, o ar quente e seco fica aprisionado nessa área.

(2) Dados mostram que 100 empresas de combustíveis fósseis são responsáveis por 70% das emissões de gases efeito estufa históricas de todo o planeta e as 20 maiores Petrolíferas e Companhias de Gás são responsáveis por um terço de toda essa emissão sozinhas. A indústria da carne é o maior emissor de metano, um dos gases mais potentes de efeito estufa. A produção intensiva atual já é insustentável, além de ser atrelada ao desmatamento que também gera gases de efeito estufa.

(3) O El Niño e La Niña são dois fenômenos climáticos relacionados ao enfraquecimento (El Niño) ou ao fortalecimento (La Niña) dos ventos alísios e consequentes mudanças na ressurgência oceânica, quando as águas profundas, mais frias e ricas em nutrientes, são trazidas para a superfície do oceano. O aquecimento anormal da temperatura da Terra casado com as mudanças nos padrões de temperatura do oceano (também causado pelas emissões de GEE) têm resultado em um enfraquecimento dos ventos alísios.

Atenção: Risco de insolação e exaustão pelo calor. Precisamos nos hidratar muito esses dias, porque uma temperatura tão alta representa risco para a saúde humana e para o meio ambiente. Especial cuidado com crianças e idosos.

Saiba mais:
O que é a cúpula ou domo de calor? – MetSul: https://bit.ly/46ccTwr
Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para nove estados – InMet/G1: https://bit.ly/3ZoopCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *