O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que os eventos extremos vão piorar muito de agora em diante. Serão cinco vezes mais inundações, tempestades, secas e ondas de calor/frio. Todos esses eventos têm potencial para provocar grandes tragédias, com milhares de mortos e refugiados do clima. Será uma crise humanitária sem precedentes, com impactos climáticos severos e irreversíveis destruindo ecossistemas, economias e comunidades em todo o mundo.
É crucial reconhecer que uma pequena elite econômica e multinacionais superpoderosas são as principais responsáveis pelas emissões descontroladas de combustíveis fósseis, desmatamento e processos industriais e agropecuários predatórios. Estes grandes poluidores devem ser responsabilizados pelas suas ações. “Meias medidas não são mais uma opção”, disse Hoesung Lee, do IPCC.
Em entrevista ao Jornal da Universidade de São Paulo (USP), a especialista em políticas climáticas do Observatório do Clima, Stela Herschmann, declarou: “A mensagem do IPCC é cristalina: mudar agora e preparar para o impacto. As piores previsões dos cientistas estão se tornando realidade mais rápido do que o esperado, os pontos de ruptura estão se aproximando e o único nível aceitável de emissões é zero.”
CONSENSO CIENTÍFICO
Este relatório científico conta com a revisão de 270 autores-pesquisadores de 67 países e mais outros 675 colaboradores ao redor do mundo. Eles analisaram mais de 14 mil artigos e 62 mil comentários de países para organizar a análise científica.
Desde 1850, a aceleração descontrolada das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por atividades industriais está provocando um superaquecimento do planeta. Com o aumento da temperatura, o mundo enfrenta mudanças nas correntes de ar, ondas de calor e frio intensas, eventos extremos cada vez mais frequentes, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, desertificação e acidificação dos oceanos.
Saiba mais:
Sexto Relatório de Análise do IPCC: https://www.ipcc.ch/assessment-report/ar6/
IPCC se nada for feito, colapso climático é iminente – Jornal da USP: https://bit.ly/3iJQQrf
Crise climática já agrava secas, tempestades e temperaturas extremas e é irreversível, diz painel do clima – Folha de S. Paulo: https://bit.ly/3yJ2hF8