IPCC

Para analisar e revisar todo conhecimento científico das mais importantes pesquisas atuais sobre mudanças climáticas, 234 autores de 65 países e mais outros 500 colaboradores ao redor do mundo se debruçaram sobre mais de 14 mil estudos para organizar o Sexto Relatório de Análise (AR6, do inglês) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC).

O que já é consenso científico? De 1850 para cá, a aceleração descontrolada das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE) por ações humanas está provocando um superaquecimento do planeta. Nesse período, emitimos 2.390 bilhões de toneladas de CO2, sendo 90% através da queima de combustíveis fósseis: petróleo, gás e carvão. Para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, as emissões não poderiam ultrapassar 2.900 bilhões de toneladas de CO2 . Porém, como os grandes poluidores seguem em ritmo acelerado, ainda em 2040 teremos atingido essa marca (emitido mais de 400 bilhões de toneladas). Hoje já temos uma elevação de 1,1ºC em relação a temperatura média entre 1850-1900. 

Com o aumento da temperatura, as mudanças climáticas já são realidade: crise hídrica, mudanças de correntes de ar, ondas de calor e frio intensos, eventos extremos cada vez mais frequentes, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, desertificação, acidificação dos oceanos… O IPCC conseguiu atribuir o grau de influência das mudanças climáticas no aumento da frequência e intensidade desses eventos.

Em entrevista ao jornal da USP, a especialista em políticas climáticas do Observatório do Clima Stela Herschmann declarou:

A mensagem do IPCC é cristalina: mudar agora e preparar para o impacto. As piores previsões dos cientistas estão se tornando realidade mais rápido do que o esperado, os pontos de ruptura estão se aproximando e o único nível aceitável de emissões é zero.

Observatório do Clima Stela Herschmann
Saiba mais:

Sexto Relatório de Análise do IPCC: https://www.ipcc.ch/assessment-report/ar6/

IPCC se nada for feito, colapso climático é iminente – Jornal da USP: https://bit.ly/3iJQQrf

Crise climática já agrava secas, tempestades e temperaturas extremas e é irreversível, diz painel do clima – Folha de S. Paulo: https://bit.ly/3yJ2hF8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *