Lobby da indústria da carne e da soja no IPCC

À véspera da COP-26, vazamento das discussões que ocorreram durante a elaboração do relatório final do IPCC mostram forte pressão da indústria da carne em oposição à recomendação científica para reduzir o consumo de carne no mundo. 

Nessas conversas, os governos brasileiro e argentino atuaram ao lado do lobby da carne e pediram para que os cientistas excluíssem do texto tudo que não convém à indústria: menções sobre a eficiência de dietas à base de plantas, sobre emissões de CO2 da pecuária, sobre necessidade de maior taxação da carne vermelha e campanhas de conscientização alimentar. 

Dados do IPCC mostram que a produção de carne é um dos principais fatores por trás do desmatamento na Amazônia e no Cerrado e que dietas à base de vegetais podem reduzir as emissões em até 50% comparado com a média de emissões da dieta à base de carne. A dieta ocidental atual trata-se de um imenso desperdício energético, colocando a humanidade como consumidora secundária na cadeia alimentar e assim em um alto nível trófico. Em outras palavras, para uma pessoa comer uma única quilocaloria através de dieta com base animal, ela precisou que o boi tivesse comido uma quantidade cem vezes maior de plantas (que transformaram energia solar na fotossíntese). Com uma alimentação baseada em plantas, uma pessoa consegue consumir a mesma quilocaloria absorvendo 10 vezes menos plantas. Ou seja, o planeta desperdiça uma quantidade enorme de energia com um modelo que não é sustentável em larga escala.

“As recomendações deste relatório (IPCC) atendem perfeitamente ao país. O que elas estão sugerindo? Uma diversificação da dieta de cada um de nós e um comércio que o Brasil pode se beneficiar. Pena que a visão do governo brasileiro seja de curto prazo, olhando a pauta de exportação hoje e não a garantia daquilo que vai manter o país como um grande exportador”, explica Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas.

Mais uma vez, fica o registro na história de um governo que tem dificuldade para lidar com a realidade climática e que nega os desafios do século XXI. 

Saiba mais:

COP26: As críticas do Brasil a relatório da ONU crucial para conferência sobre mudanças climáticas – BBC: https://bbc.in/3m5wl9R

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC – O ECO: https://bit.ly/3m5euQr

Entrevista com Sergio Leitão – Jornal da Cultura: https://youtu.be/MVS5zkXExyY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *