A Sabesp sabe o que precisa feito

Já operando na faixa de alerta, o volume de água do Sistema Cantareira está em 36,2%, segundo dados divulgados pela Sabesp nesta segunda-feira (01 de agosto). O Cantareira é a principal fonte de abastecimento de água de São Paulo, fornecendo água para 7 milhões de pessoas na região metropolitana: moradores de toda zona norte e centro da capital paulista, além de Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Osasco, Carapicuíba, Jaguaré, Butantã, Ipiranga e São Caetano do Sul.

O nível de água do Cantareira não consegue mais se recuperar desde a Crise Hídrica de 2014-2015. A represa Jaguari, a primeira da cadeia, está muito baixa e já com grande parte do fundo descoberto, apresentando um solo seco e rachado como há 7 anos. A situação é preocupante, apesar da Sabesp e seus acionistas alegarem que está tudo sob controle.

A revista científica Earth/MDPI publicou artigo explicando a urgência de recuperar o entorno do manancial e reflorestar todas as áreas degradadas das áreas de preservação permanente. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, Letícia Duarte, a principal autora do estudo e pesquisadora do Projeto Semeando Água, alerta que São Paulo pode viver novamente uma crise hídrica em breve. “Melhorar as práticas de manejo em áreas prioritárias para recarga hídrica ajuda a reduzir oscilações na disponibilidade hídrica ao longo do tempo. Já a restauração das APPs (áreas de proteção permanente) melhora a qualidade da água e contribui também com o sequestro de carbono da atmosfera, estratégia para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”.

Saiba mais:

Situação dos Mananciais: https://mananciais.sabesp.com.br/Situacao

How Far Can Nature-Based Solutions Increase Water Supply Resilience to Climate Change in One of the Most Important Brazilian Watersheds? – MDPI: https://bit.ly/3cYlfkO

Sistema Cantareira depende do plantio de árvores e restauração do solo no entorno – Brasil de Fato, 07/22: https://bit.ly/3SbNlcy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *