Zoonoses e desmatamento

[PODE CAIR NO ENEM] Com o desmatamento da Amazônia batendo recorde atrás de recorde, a pandemia e as discussões globais sobre a crise climática, nossa aposta é que este tema possa ser explorado em biologia, possivelmente associado ao surgimento de zoonoses.

Fato é: 75% das doenças infecciosas emergentes são transmitidas através de animais (zoonoses): gripe aviária, gripe suína, febre aftosa do consumo de leite não pausterizado de vaca contaminada, zika, ebola, coronas, doenças de ratos, morcegos e por aí vai… 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) listou alguns fatos ambientais que favorecem o controle ou a disseminação de novos patógenos na sociedade e explica que a biodiversidade ajuda a controlar doenças zoonóticas:  

☣️ Desmatamento e mudanças no uso do solo afetam a estrutura populacional da vida selvagem;

☣️ Ao perder habitat e reduzir a biodiversidade, alguns patógenos presentes em animais selvagens, rebanhos ou animais domésticos atingem seres humanos;

☣️ O comércio ilegal e irregular de animais silvestres favorece a disseminação de novos vírus na sociedade;

☣️ A intensa produção pecuária favorece o surgimento de novos vírus;

☣️ O uso de antibióticos na pecuária gera resistência antimicrobiana;

☣️ As mudanças climáticas também favorecem o surgimento de novos patógenos na sociedade.

Em 2021, perdemos 13,2 mil quilômetros quadrados de floresta. Só nos cinco primeiros meses do ano, a apreensão de madeira ilegal superou todas as marcas anteriores, rendendo até a exoneração de delegado federal que investigava o caso e a já tardia saída de Salles do Ministério do Meio Ambiente. Investigações apuram quadrilha dentro do próprio ministério, com uma dezena de gestores envolvidos que teriam facilitado o contrabando de 275 mil m3 de toras de madeira ilegal. Os esquemas criminosos são muitos, desde grilagem de terras públicas, invasões e pistolagem, até falsificação de documentos. No ano passado, o cenário de destruição não foi diferente: foram quase 11 mil quilômetros quadrados derrubados. Em 2019, mais de 10 mil.

Saiba mais:

“PNUMA lista 6 fatos sobre coronavírus e meio ambiente” – ONU: https://bit.ly/3boLV8Z

Apreensão de madeira ilegal em 2021 até agora supera total de anos anteriores – ClimaInfo: https://bit.ly/3cV1Ca6

Madeira de Ponta a Ponta (PDF): https://goo.gl/m0OO6y

Salto de 22% do desmatamento anual na Amazônia – Folha:  https://bit.ly/3qQq70x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *