Conflitos por Água no Brasil, 2021

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou essa semana a listagem de todos os Conflitos por Água no Brasil 2021, lista que é atualizada anualmente desde 1985. Só no ano passado, foram 304 contendas. Somando os dois anos de pandemia, a CPT listou mais de 650 conflitos de diferentes situações: destruição ambiental, impedimento de acesso à água, diminuição do acesso, ameaça de expropriação e não cumprimento de procedimentos legais. 

De todos os casos nesse período, 30% dos litígios por água foram provocados por mineradoras internacionais como a norueguesa Norsk Hydro e a australiana BHP Billiton; 19% por setores empresariais nacionais; 14% por fazendeiros; 10% por instalações hidrelétricas; 9% por entes governamentais; e 8% pela atuação de garimpeiros.

Comunidades da região Norte e Nordeste são as que mais sofrem com a impunidade de mineradoras e garimpos. 

Essa listagem anual deve ser usada pelo governo para tomar ações urgentes de responsabilização jurídica dos grandes poluidores, tanto no âmbito criminal como civil. Não dá mais para continuar os “negócios como de costume”, colocando a população brasileira em risco. Ainda mais no século XXI, com a crise climática se agravando ano após ano.

Saiba mais: 

Conflitos por Água, 2021 – CPT: https://bit.ly/3Oq7utoHydro, Vale, Samarco e Bamin: empresas fazem crescer os conflitos pela água no Norte e Nordeste – Brasil de Fato: https://bit.ly/3Oz9aBc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *