Partes da Folha

As folhas são apêndices laterais do caule presentes em quase todos os vegetais superiores com tecido clorofiliano, sendo responsáveis pela fotossíntese, respiração, transpiração e reserva de nutrientes. São órgãos vegetativos geralmente laminares (de estrutura plana, fina e ampla), com simetria bilateral, clorofilados, polimórficos e de crescimento limitado.

Uma folha é considerada completa tem a bainha, estípulas, o pecíolo, o limbo foliar e .

A bainha é porção terminal do pecíolo e a parte que abraça o caule, com uma função de proteger as gemas axiliares;
As estípulas estão presentes na base da folha e variam muito de forma e de tamanho, podendo concrescer com o pecíolo (ex: roseira) ou se transformar em espinhos (ex: coroa-de-cristo). Quando bem desenvolvidas, soldam-se às ócreas (membrana que envolve o caule acima da zona de inserção da folha, o oposto da bainha);
O pecíolo é o eixo que sustenta a folha e serve para unir a lâmina foliar ao caule. Quando a folha prende-se direto no caule, sem pecíolo, ela é considerada uma folha séssil.
O limbo é a parte essencial da folha e consiste em uma lâmina verde sustentada pelas nervuras. Quando o limbo é inteiro, temos uma folha simples. Quando o limbo é dividido em foliolos, temos uma folha composta. A parte de cima do limbo é chamada face adaxial e a debaixo de abaxial.
A folha é considerada incompleta quando falta alguma dessas quatro partes principais.

As gemas laterais/axilares (pois fica nas axilas da planta, junto ao ângulo formado entre a folha e o ramo) são meristemas, ou seja, tecidos vegetais com grande capacidade de divisão e que são formados por células indiferenciadas. São exclusivas do caule. As gemas axilares permanecem inativas durante certo período, denominado dormência após o qual podem entrar em atividade, originando ramos laterais.

O pulvino inferior ficam junto ao ângulo formado entre o caule e o pecíolo/ramo e o pulvino superior (pulvínulo), na base da lâmina foliar, e são responsáveis por movimentos movimentos foliares, rápidos ou lentos, em resposta a estímulos externos ou endógenos.

Saiba mais:

Gema – parte do caule | Só biologia: https://bit.ly/2ETAlDt

Folha – Anatomia Vegetal – UFU: https://bit.ly/2Honqg4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *