PL 1282 é um erro fatal

O PL 1282 é um erro fatal. Acabar com as matas que protegem os corpos d’água em plena crise hídrica nacional e emergência climática global é o desejo da bancada ruralista, mas um desejo irracional e insensato. A longo prazo, a bancada ruralista está acabando com a própria fonte de água que pretende usar, agravando também a crise hídrica e energética do país. 

A Comissão de Agricultura do Senado (leia, senadores da bancada ruralista) assumidamente não pesquisa sobre o que pretende deliberar e muito menos abre espaço para consulta.  “Os dois requerimentos para realização de audiências públicas, atendendo ao pedido de cientistas e ambientalistas para aprofundar a discussão do tema, foram rejeitados”, explica Oswaldo Souza, do ISA. 

O projeto de mudança do Código Florestal é do senador ruralista do PP do Rio Grande do Sul Luiz Carlos Heinze, o mesmo que em 2014, quando era presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados, disse: “Índios, gays, lésbicas e quilombolas não prestam”, rendendo-lhe o título de “Racista do Ano” por uma ONG internacional. 

Sem debate e sem aprofundamento, a Comissão de Agricultura do Senado votou a mudança, aprovando o projeto em 8 contra 1.  Agora o PL segue para a Câmara, a menos que um recurso assinado por nove parlamentares exija que o PL passe antes no plenário do Senado. 

Saiba mais:

Luis Carlos Heinze é o Racista do Ano, segundo ONG – Exame: https://bit.ly/3AHK6Di
Comissão do Senado aprova projeto que ameaça abastecimento de água – ISA: https://bit.ly/3P0dbOO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *