Salles investigado por esquema de contrabando de madeira

Desde fevereiro do ano passado, o IBAMA, por meio do despacho para facilitar contrabando de madeira 7036900/2020, eliminou a exigência de autorização de exportação de produtos florestais, substituindo na canetada a Instrução Normativa 15/2011.

Após apreensão de três cargas de madeira sem documentação nos Estados Unidos, funcionários da Embaixada do EUA em Brasília expuseram o caso. A Polícia Federal deu início à Operação Akuanduba para apurar crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, investigando Salles e 10 funcionários do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente nomeados por ele.

Como Salles tem foro privilegiado, a PF precisou que o STF autorizasse a investigação essa semana. O “despacho do contrabando” teve suspensão determinada por Alexandre de Moraes e o presidente do IBAMA Eduardo Bim também foi afastado.

A APIB e a Frente Ambientalista assinaram pedido de impeachment de Salles capitaneado pelo PSOL. Este pedido foi enviado ao Supremo, com denúncia de mais de 400 páginas. A deputada Fernanda Melchionna explicou que a PGR já havia recebido o mesmo documento anteriormente, mas havia arquivado.

Saiba mais:

“Investigação começou nos EUA; “Ibama” de lá deu aula ao de cá” – UOL: https://bit.ly/3wry4ZC
“Deputados e movimentos sociais encaminham impeachment de Salles ao STF” – APIB: https://bit.ly/3va7WlJ
“PF aponta operações suspeitas de Salles em escritório com a mãe durante governo Bolsonaro” – Folha: https://bit.ly/2TejPZX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *