A destruição ambiental é um dos traços mais marcantes do capitalismo no século XXI. O impulso incessante por lucro e consumo ilimitado tem levado a uma devastação da natureza e desintegração do tecido social sem precedentes. Preservar o que resta de floresta não é só respeitar a natureza; é essencial para assegurar um futuro viável. Os povos indígenas, que preservam 5 mil culturas ancestrais em 90 países, têm muito a nos ensinar. A ecologia indígena, com sua visão de harmonia entre humanos e natureza, desafia a lógica capitalista que equaciona progresso com produção e consumo crescentes.
No Brasil, os indígenas sofrem ataques há 500 anos. Do capitalismo primitivo ao moderno, as ameaças à vida e ao modo de viver desses povos só se multiplicam. Eles seguem como alvo de invasões e brutalidade. Grileiros, garimpeiros, madeireiros, o agronegócio e especuladores atacam suas terras, enquanto o poder público se omite. A pressão só cresce, e o capitalismo não dá trégua, independente do governo.
Um levantamento do IPAM revela o impacto das queimadas nas terras indígenas: entre janeiro e agosto, mais de 3 milhões de hectares foram destruídos, 27% do total queimado no país. A área queimada nessas terras aumentou 76% em relação ao ano passado. As queimadas causam problemas respiratórios, especialmente em jovens e idosos, e afetam solo, recursos naturais e o clima local, interferindo na autossuficiência e cultura desses povos.
Em 2007, a ONU adotou a “Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, que reconhece o direito à autodeterminação e à proteção contra violência. Esse documento é um marco para assegurar que esses povos mantenham suas tradições e territórios de forma segura e autônoma.
Essa luta não pode ser só deles. Como sociedade, precisamos pressionar governos e reconhecer a importância de proteger o meio ambiente e os povos que cuidam da floresta há séculos. Ao preservar as terras indígenas e aprendermos com seu conhecimento ancestral sobre a natureza e modos sustentáveis de viver, protegemos nosso próprio futuro.
Saiba mais:
PDF Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas: https://bit.ly/376UwgJ
PERGUNTAS E RESPOSTAS – Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas: https://bit.ly/374fPzj
Declaração da ONU sobre direitos dos povos indígenas – ISA: https://bit.ly/39YwWEFComo queimadas em terras indígenas aumentaram 76% e deixaram crianças e anciãos ‘sufocados’ – BBC https://abre.ai/ltZx