Antes da invasão europeia, o planalto paulista já era habitado há milhares de anos por indígenas nativos. O lugar era estratégico: cercado por rios vivos, farto em alimentos e com uma vegetação dinâmica.
O modo de vida, práticas de cultivo, coleta e manejo da terra, assim com a cosmologia indígena contribuíram para o cuidado dos recursos naturais e promoção da biodiversidade da região que hoje conhecemos como São Paulo. Ponto de encontro de diferentes biomas —Mata Atlântica, Cerrado, matas mistas de araucárias, do Sul, e várzeas semelhantes ao Pantanal—, toda vida brilhava.
Como muitos povos indígenas, os Tupiniquim possuíam um profundo conhecimento e uma relação simbiótica com a natureza. “Eles nos ensinaram que a terra não nos pertence; nós pertencemos à terra. Essa visão é essencial para a preservação da biodiversidade e para a sustentabilidade do planeta.”, explica Marcos Terena.
Estimativas apontam que quando os portugueses invadiram o território, cerca de 3 milhões de indígenas já estavam aqui. Cerca de 90 mil eram Tupiniquim (dado confirmado agora por análises genéticas). Por volta de 1760, a população de 90 mil foi reduzida a 3 mil.
“Os Tupiniquim, com sua complexa rede de relações sociais e culturais, contribuíram significativamente para a formação do caráter paulista. Seu impacto pode ser sentido nas práticas agrícolas, no vocabulário e nos costumes locais.” – Sérgio Buarque de Holanda.
Nos últimos séculos, as gerações descendentes dos invasores desprezaram a natureza. Gabavam-se até pouco tempo de viver numa selva de pedra, essa anomalia. Hoje, diante do colapso climático, da crise hídrica e do aprofundamento da desigualdade, é evidente que a sociedade não-indígena precisa reconhecer o próprio impacto e ignorância ambiental. Como apontou Darcy Ribeiro, “a nossa dívida com os indígenas é impagável”. Aprender com os indígenas e suas práticas sustentáveis é essencial para enfrentarmos os desafios ambientais e sociais que nos cercam.
Saiba mais:
Os últimos Tupiniquim – Genética | Fapesp: https://bit.ly/3Wtm8VS
“Antes dos portugueses, SP teve floresta tropical, Cerrado e mini-Pantanal” – BBC: http://www.bbc.com/portuguese/geral-43148025