MPF pede suspensão do monocultivo de eucalipto

O Ministério Público Federal pede, com urgência, a suspensão das atividades de eucaliptocultura da Suzano e da Veracel no sul da Bahia. A Procuradoria da União investiga licenças que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) teria concedido sem os processos de consulta prévia, livre e informada e sem estudos de impactos socioambientais.

No Brasil, já são mais de 7,4 milhões de hectares de monocultura de eucalipto, segundo a Produção da Extração Vegetal e Silvicultura (PEVS). A região sudeste concentra 44,3% dessas áreas, com larga escala no Espírito Santo, Minas, São Paulo e Bahia.

O gênero Eucalyptus é nativo da Austrália, na transição entre o semiárido para o deserto. “Essa é uma planta rústica que consegue arrancar umidade do solo e, aparentemente, não consegue puxar umidade atmosférica como as florestas tropicais nativas conseguem”, explica o cientista Antonio Nobre, que é agrônomo pela USP, com mestrado em Biologia Tropical pelo INPA e doutorado em Ciências da Terra pela University of New Hampshire.

O cultivo de plantas desse gênero consome muita água. Elas crescem muito rápido. Isto torna essa monocultura vantajosa para a produção industrial de celulose e papel, que tem visão focada em rendimento econômico. Mesmo com as mudanças do clima e a crise hídrica, produtores continuam ignorando as desvantagens ambientais do monocultivo. Quando se dá até a beira de um rio, o prejuízo é o rebaixamento do lençol freático. Relatório de universidades federais mostra como tais plantações no norte de Minas reduziram em 4,5m o lençol freático, causando escassez hídrica no Alto Jequitinhonha.

É preciso ainda problematizar a diferença entre monocultura e floresta. Uma floresta é um ecossistema complexo, que possui uma intrincada teia de interações entre diferentes seres vivos ⎼ microrganismos, plantas, fungos, animais ⎼ e o ambiente físico. Cada espécie desempenha um papel fundamental na regulação do clima, conservação da biodiversidade e manutenção dos recursos hídricos. Já qualquer monocultura só tem uma espécie e por lógica, ética e função não pode ser comparada com uma floresta que é, por natureza, biodiversa.

Saiba mais:
“MPF pede a suspensão de atividades de Suzano e Veracel no sul da Bahia por degradação socioambiental” – Carta Capital, 14/08/23: https://bit.ly/3OPfoxP
PEVS 2020: com crescimento de 17,9%, valor da produção de silvicultura e extração vegetal chega a R$ 23,6 bilhões – IBGE: https://bit.ly/47J4NNd
Eucalipto que garante CO2 neutro da Aperam Bioenergia seria responsável por secar reservas – Agência Pública: https://bit.ly/3P9K7V8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *