Comppostagem

Restos orgânicos não devem ser misturados com os resíduos comuns que a prefeitura coleta. A separação traz benefícios ambientais, sociais e econômicos para todos.

POR QUE NÃO MISTURAR RESTOS ORG NICOS NO LIXO?
Os restos orgânicos, quando misturados a outros resíduos que não se decompõem, podem atrair doenças, insetos e roedores. Isso acontece porque os resíduos não foram adequadamente separados e os restos orgânicos começam a apodrecer, gerar um odor desagradável e melar tudo, deixando o saco de difícil manuseio.

A separação de resíduos ajuda a garantir que os verdadeiros resíduos sejam destinados de maneira apropriada e ambientalmente responsável. Assim, o processo de triagem nos aterros pode separar os os diferentes tipos de materiais: plástico, metais etc. Quando está tudo misturado e sujo com restos orgânicos apodrecendo, a separação não funciona.

O QUE FAZER COM OS RESTOS ORG NICOS?
A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos que resulta em um material rico em nutrientes chamado composto. Composteiras para apartamentos com tampa ou composteiras no quintal com camadas alternadas de material seco são super-práticas, não soltam cheiro, não atraem doenças e geram adubo.

Nesses recipientes, você pode colocar cascas de legumes, vegetais, frutas crus, casca de ovo, borra de café, resíduos de jardim, papel não-colorido picado! Sim, a maior parte dos resíduos que produzimos nós mesmos podemos cuidar.

FAÇA SUA PARTE
Essa é uma forma prática e ao alcance de todos para reduzir a quantidade de lixo que entregamos para a coleta municipal e que muitas vezes não sabemos o destino. É uma forma de evitarmos doenças nos bairros sem coleta diária.

Saiba mais:
André Trigueiro ensina a fazer compostagem com o lixo orgânico da sua casa: https://bit.ly/47NLzpw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *