Áreas verdes florestadas são como esponjas naturais! Ana Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil, explica que “os solos vivos, bem manejados e cobertos por vegetação, conseguem armazenar grandes volumes de água e liberá-los lentamente”. Isso não só favorece o crescimento das plantas, como também mantém o equilíbrio do ciclo hidrológico e melhora a resiliência ao clima.
Para entender melhor esse processo, o solo permeável de áreas vegetadas e biodiversas permite que a água da chuva penetre entre os poros, se infiltre e seja armazenada no lençol freático. As raízes das plantas fazem esse trabalho incrível: abrem caminho no solo e ajudam a reter a umidade. Além disso, criam uma camada de folhas, galhos e outros materiais orgânicos (serrapilheira), que funciona como um colchão natural. Essa almofada orgânica atrai outros seres vivos escavadores e microorganismos que transformam a terra dura em solo rico, com boa bioestrutura e cheio de vida.
Com a água armazenada no solo, as plantas conseguem crescer com vigor mesmo em períodos secos, ajudando a equilibrar o clima e a evitar extremos, como secas e enchentes. É um ciclo virtuoso que começa com o simples ato de proteger e plantar árvores.
Por outro lado, em áreas desmatadas ou com vegetação de raízes curtas –como pastos e monoculturas de grãos–, a história é outra: o solo fica compactado e duro. O resultado é que a água da chuva não consegue penetrar, apenas escorre pela superfície, levando terra e nutrientes embora (erosão). Mesmo quando a chuva vem, as condições do solo impedem que a água hidrate a terra.
Agora, quando pensamos no asfalto e no cimento das cidades, podemos entender porque eles funcionam como tampas gigantes, assim como o solo compactado. A água da chuva simplesmente não tem para onde ir e o resultado são enchentes cada vez mais comuns. As mudanças climáticas e o impacto nas cidades estão nos ajudando a perceber que as árvores são nossas aliadas climáticas e trazem muito mais do que sombra e beleza.
Saiba mais:
Simulador de chuva – https://youtu.be/qZEB8wBLpNE
“Água no solo: características e comportamento” – E-DISCIPLINA USP: https://bit.ly/3v922kU
PRIMAVESI, Ana Maria. Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002: https://abre.ai/lwtf