Com vocês o maior roedor da Terra: a capivara! Nativa da América do Sul, são territoriais e sociais, vivendo em grupos de até 50 indivíduos. Ocorrem comumente em áreas antropizadas, gostando de paisagens abertas com muita água e vegetação rasteira.
Semi-aquáticas, as capivaras possuem patas dianteiras com quatro dedos e patas traseiras com três dedos e membranas interdigitais. Essas estruturas de pele entre os dedos funcionam como nadadeiras, sendo excelentes para nadar e para facilitar o deslocamento sobre a lama.
Em tupi, capivara significa “comedora de capim”. São herbívoras. Passam horas na água devorando os alfaces d’água e aguapés. Em ambiente terrestre, comem gramíneas, folhas, raízes, frutas, brotos e até cascas de árvores. Uma capivara de 50kg pode comer até 1,5 kg de plantas por dia.
Durante suas práticas na água, deixa a cabeça pra fora e coloca seus olhos e orelhas em estado de atenção máxima para perceber a presença de jacarés e sucuris por perto! Em terra, seus predadores naturais são as onças-pintadas e as suçuaranas (puma). Aves de rapina também podem comer seus filhotes.
Saiba mais:
Ecologia de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) em região alterada – Rinaldi, A – UFPR: https://bit.ly/3Zt7CwH
Endoparasitas de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) provenientes de áreas antropizadas e de áreas naturais do Brasil – Souza SL et al – https://doi.org/10.1590/S1984-29612021049