O pH do solo afeta vários processos no desenvolvimento das raízes, determinando a disponibilidade de nutrientes para a planta. O pH é uma indicação do teor dos íons hidrônio (H3O+) presente na solução aquosa do solo. Quanto maior a concentração de íons hidrônio, mais ácido o solo, ocasionando a perda de cátions básicos essenciais para as plantas.
A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo 7 neutro, 0 o mais ácido e 14 o mais básico. A maioria das plantas domesticadas se dá bem na faixa entre 6 e 7 de pH. Os solos brasileiros são geralmente mais ácidos, uma característica dos solos tropicais e equatoriais devido à alta pluviosidade e lixiviação.
Em regiões com chuvas abundantes, o escoamento das águas superficiais em terrenos sem cobertura vegetal pode resultar em uma lavagem da camada nutritiva do solo e também aumenta a acidez. Um método comum para “corrigir” a acidez extrema (4.5 pH para baixo) até atingir uma faixa neutra é a aplicação de calcário. Além de neutralizar a acidez e fornecer cálcio e magnésio para as plantas, o calcário também disponibiliza outros nutrientes essenciais.
A correção de acidez é tão importante quanto a adubação do solo. Nos vídeos, veja um método caseiro para saber se o seu solo é ácido ou básico. Para saber a taxa exata de acidez, é preciso enviar uma amostra do solo para análise.
Saiba mais:
“Solo – vantagens do pH Neutro” – Pílula Verde: https://bit.ly/2GVBxJx
“Corrigir o pH do Solo com Calcário” – Pílula Verde: https://bit.ly/2EgQZOw
“Como descobrir o pH do Solo?” – Milton Padovan: https://bit.ly/2BFnxQA