A plataforma CampanhaIndigena.info reúne 2.508 candidaturas indígenas nas eleições municipais de 2024, representando 169 povos indígenas em todo o Brasil.
Nessas eleições, devemos avaliar as candidaturas que se comprometem com a justiça social e proteção ambiental, com os direitos humanos e a economia solidária. Cuidar da nossa cidade também consiste em cuidar das pessoas, especialmente aquelas que são mais vulneráveis. Precisamos de cidades que abracem a diversidade cultural, protejam os mais necessitados, garantam moradias dignas, ofereçam saneamento básico para todos e criem ou protejam novas áreas de proteção ambiental.
Escolher bem nossos vereadores — e incentivar amigos a refletirem sobre essa escolha — é uma tarefa importante nas próximas semanas. Os vereadores são os representantes mais próximos da população e impactam diretamente nossa vida cotidiana. Eles fiscalizam o Executivo municipal, garantem a aplicação correta dos recursos e propõem leis urgentes para enfrentar os desafios do nosso tempo. A crise climática traz à tona diversas emergências, como a insegurança alimentar, enchentes/deslizamentos, pessoas desalojadas, desigualdade e muitos desafios para a saúde pública.
Podemos aprender muito com a política indígena, que oferece uma perspectiva baseada no respeito à terra, à comunidade e ao bem coletivo, em contraste com o individualismo e consumismo da sociedade não-indígena.
Na plataforma, a cidade com o maior número de candidaturas é São Gabriel da Cachoeira (AM), na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, com 109 candidaturas. Trata-se do maior município do país em área (109.185 km²), equivalente a mais de 70 vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Lá, a luta pela demarcação de territórios é urgente, com conflitos causados pelo avanço do garimpo ilegal e a ausência de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais:
CampanhaIndigena.info