Agronegócio só é competitivo porque não paga pela água que usa

O agronegócio brasileiro só é competitivo porque exporta soja sem pagar pela água que usa para cultiva-la e, muito menos, paga pela biodiversidade que destrói. Entrevistado pela BBC, o biólogo Reuber Brandão explicou a ineficiência do setor e como o alto consumo de água do Cerrado está afetando as nascentes dos rios São Francisco e Paraná.

Quanta água se gasta para produzir as milhões de toneladas de soja que exportamos no ano passado? O agronegócio consome cerca de 70% de toda água doce no Brasil irrigando commodities que são exportadas sem pagar pela água que consomem. Isso é conhecido como “água invisível ou virtual”.

Em relatório, o programa da ONU para Meio Ambiente, PNUMA, alertou que governos têm sido “politicamente silenciosos” em relação ao tema. A água virtual precisa ser integrada no planejamento de governos e setores em áreas com risco de escassez hídrica. O mapa de grandes exportadores de água virtual no relatório da ONU revela que a América Latina, graças ao Brasil, é a maior exportadora de água de graça do mundo.

Esta é a ineficiência e o desperdício do agronegócio, com o crescimento de monoculturas para exportação que avançam sobre a floresta, desmatando áreas protegidas e contaminando tudo/todos com agrotóxicos. 

A ineficiência do agronegócio precisa ser medida quando se gasta/destrói muito para produzir. O problema é medir eficiência por aumento de exportação, que hoje se sustenta com desmatamento, uso grátis de água, engenharia genética e agroquímicos importados financiados pelo governo. O país precisa que o agronegócio assuma sua conta ambiental. Que faça o uso inteligente dos recursos naturais nacionais: água, floresta, solo.

A FALÁCIA DO PIB

O que é desenvolvimento econômico sem social? Nada. Adianta exportar milhões de toneladas de soja pra China quando a população brasileira passa sede, fome e não tem saneamento básico? Não! O desenvolvimento de um país se mede pelo social: por necessidades básicas humanas atendidas, por fundamentos para o bem-estar, por oportunidades. 

Saiba mais:

Brasil é competitivo porque exporta soja sem cobrar por água e biodiversidade perdidas, diz cientista – BBC: http://glo.bo/3RJEDSd

Pegada Hídrica – Water Footprint Network: http://www.pegadahidrica.org/ International Trade in Resources – UNEP: http://goo.gl/x1RQvn (mapa na página 54)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *