O agro é fogo!

Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste em chamas. O Corpo de Bombeiros esclarece que os incêndios são causados por ação humana, geralmente provocados por criminosos com galões de gasolina e isqueiros. Há indícios de que grandes produtores rurais estejam armando o terror para “limpar” ou “abrir” áreas rurais. O agro precisa sim ser responsabilizado por seus coleguinhas delinquentes. A Polícia Federal já abriu mais de 30 inquéritos. Três homens foram presos, mas estamos falando de milhares de focos de incêndio no país. Só na sexta-feira, 23 de agosto, foram registrados 1886 focos de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).  

Não dá mais para passar pano para atos de horror.  Não podemos permitir que o governo continue refém da bancada ruralista. Não podemos aceitar que a mídia esconda a realidade, mesmo que uma parte significativa do dinheiro dos anunciantes venha do setor agropecuário. A barbaridade não pode ser encoberta. A miopia do setor está cada vez pior, com uma capacidade reduzida para enxergar longe, só conseguindo ver o próprio umbigo e em curto prazo. O egoísmo é uma doença que cega e mata. Até quando vamos permitir que poderosos rurais ajam deliberadamente contra a natureza, impunemente contra o povo e de forma ignorante em relação à ciência? Não podemos mais aceitar que esse setor continue recebendo subsídios pagos pelo povo brasileiro, enquanto coloca a população em situação de extrema vulnerabilidade, risco e escassez.

A situação está fora de controle e se agrava com a seca extrema provocada pelas mudanças climáticas. O Amazonas já tem um terço dos municípios em situação de emergência devido à seca e ao calor extremos; projeções indicam que a estiagem será pior do que a do ano passado. No Centro-Oeste e Sudeste, a situação também é crítica, com uma seca severa.

Saiba mais:

PF abre 31 inquéritos sobre incêndios criminosos em SP, Pantanal e Amazônia – ICL Notícias: https://bit.ly/472XJv6Terceiro suspeito de provocar queimadas em SP é preso – ICL Notícias: https://bit.ly/3XiGDpN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *