O mico-leão-dourado (𝐿𝑒𝑜𝑛𝑡𝑜𝑝𝑖𝑡ℎ𝑒𝑐𝑢𝑠 𝑟𝑜𝑠𝑎𝑙𝑖𝑎), aquele macaquinho que aparece na cédula de vinte reais com sua juba dourada, é uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira. Ele se tornou um símbolo da luta pela conservação da biodiversidade. Nos anos 1970, essa espécie quase desapareceu de vez, com a população reduzida a menos de 200 indivíduos. O mico-leão entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção, mas, graças a iniciativas de conservação e à criação de áreas protegidas, sua população tem crescido. Hoje, após 50 anos de luta, apesar do aumento da população desses micos, eles seguem confinados a cerca de 20 fragmentos florestais na costa do Rio de Janeiro.
Voltando ao endemismo, a palavra “endêmica” vem do grego e significa “nativo”. Na biologia, esse termo é usado para se referir a espécies da flora e fauna que se desenvolveram em regiões restritas, sendo o oposto de cosmopolitismo. Essas espécies endêmicas têm uma distribuição limitada a uma área geográfica específica devido a barreiras naturais, como rios, o surgimento de cadeias de montanhas com o movimento das placas tectônicas, a separação de continentes e até flutuações climáticas ou biológicas (como mutações genéticas ou outros fatores evolutivos). Isso faz com que algumas espécies só ocorram em determinados locais e em nenhum outro mais.
Estudar essas áreas endêmicas nos ajuda a entender melhor a evolução da vida na Terra e os processos ecológicos (bióticos e abióticos). Além disso, contribui para o monitoramento ambiental (por exemplo, se as espécies endêmicas estão em declínio, isso é um sinal de destruição de habitat) e, também, ajuda a reconhecer o patrimônio cultural e natural de um lugar.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 1.250 espécies da fauna ameaçadas de extinção (ICMBio, 2023). Esse dado mostra e deve nos fazer refletir sobre a terrível situação da conservação da biodiversidade no país.
Saiba mais:
Endemismo – Portal de Educação Ambiental: https://bit.ly/3Y6d0aB
Mico-Leão-Dourado | WWF: https://bit.ly/3U5xpLJ
Mico-Leão-Dourado | APREMAVI: https://bit.ly/4h5GduH
1,2 mil espécies da fauna ameaçadas de extinção | ICMBio: https://bit.ly/4fjQd23