Brasil lidera ranking de grande destruidor de floresta

Global Forest Watch: Brasil é responsável por mais de 40% das florestas tropicais destruídas de todo planeta no ano passado. Só em 2021, foram arrasados 15 mil quilômetros quadrados de floresta primária no país, com enorme perda de biodiversidade e emissão de Gases de Efeito Estufa.

Os dados internacionais mostram para o mundo que a situação está completamente fora de controle durante toda a gestão de Jair Bolsonaro, com um aumento do desmatamento em 76% nos últimos três anos. O Pará é o estado que mais tem sido desmatado na Amazônia Legal.

Que afastemos essa mentalidade ultrapassada de exploração de recursos primários e destruição do nosso próprio país. A cultura da destruição não tem saída, isso já é evidente com a crise climática. O mundo ainda está enfrentando uma pandemia e o risco de surgimento de novos vírus e superbactérias com mais desmatamento já foi comprovado. Para enfrentar esses desafios do século XXI e garantir um futuro para nossos filhos e netos, precisamos de uma grande mudança na forma como vivemos no planeta.

POR QUE PRECISAMOS PROTEGER A AMAZÔNIA VIVA?
  • A Amazônia desempenha papel fundamental no ciclo da água do Brasil, regulando as chuvas e o clima;
  • Se a área desmatada continuar crescendo, o ciclo hidrológico da floresta e o serviço ambiental por ela prestado será interrompido. Como consequência, a Amazônia já sofre um processo de desertificação assim como as regiões centro-oeste e sudeste.
  • Sem a Amazônia, teríamos um clima inóspito em grande parte do país;
  • A floresta primária guarda muito mais que árvores, sendo casa de fauna e flora únicas, além de milhares de povos da floresta. Que olhemos para a Amazônia como nossa maior riqueza, buscando integração entre saberes e tecnologias.
  • A floresta presta serviços ambientais, guarda alimentos, curas, fontes de minerais, vitaminas, proteínas e energia.
  • A floresta viva guarda informação, o povo da floresta guarda conhecimento.
Saiba mais:

Brasil lidera derrubada de florestas tropicais no mundo – Folha de S.Paulo: https://bit.ly/39qGdHx
Brasil lidera (de novo) ranking global de destruição de florestas – Observatório do Clima: https://bit.ly/3vqCPF9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *