Grileiros estão usando o CAR

Grileiros estão usando o CAR – Cadastro Ambiental Rural – para declarar posse de terras públicas invadidas na Amazônia e tentar legalizar o roubo. Mais de 90% dos cadastros são ilegais, conforme evidencia um estudo publicado na revista científica Land Use Policy | | Science Direct – Elsevier. 

O estudo foi feito por pesquisadores brasileiros e americanos que analisaram os registros no CAR na região Norte. Segundo análise, 9 em cada 10 cadastros não seguem legislação ambiental, estando em áreas de proteção como Unidades de Conservação, Terras Indígenas e até mesmo áreas militares.

PASSO A PASSO DO CRIME

1 – os que estão de olho na expansão de suas fazendas mapeiam as madeiras de valor da floresta nativa. Arranjam um um madeireiro para fazer a extração ilegal da madeira de lei e vendem no mercado paralelo.

2 – Depois, contratam terceiros para derrubar todas as árvores que ficaram. Fauna e flora nativas perdidas, para sempre.

3 – Dois meses depois da estação de chuva, começam a tacar fogo na madeira que está secando no chão. Fazem tudo de forma criminosa, sem planejamento, na surdina. Na maioria das vezes, o fogo se espalha para além da área inicialmente “prevista” e vira um incêndio florestal de difícil controle.

4 – Depois do fogo e da poeira baixar, voltam para terminar o serviço. Como se não soubessem de nada, vão lá e cercam o terreno. Forjam um papel de compra e venda, criam registros diferentes em cartórios, canais da prefeitura e canais do governo federal como o CAR. Cerca de 90% das áreas ocupadas na Amazônia recentemente estão cadastradas ilegalmente.

5 – Depois cobram que o governo “regularize” a grande área que pegaram de graça.

Saiba mais:

Land grabbing in the Brazilian Amazon: Stealing public land with government approval – Land Use Policy | Science Direct Elsevier: https://bit.ly/3kzwcdp

Cadastro ambiental pode ser usado para grilagem de terras públicas no AM, aponta estudo – Folha de S. Paulo: https://bit.ly/3Kzx509

Pesquisadores apontam uso do CAR para grilagem de Terras Públicas no Amazonas – ClimaInfo: https://bit.ly/3sbCNPs

A Grilagem de Terras Públicas na Amazônia Brasileira, MMA: http://goo.gl/54mHSe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *