Defeso do Pinhão

[PR, SC e RS] O IBAMA e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP proíbem “a colheita de pinhão, por derrubada de pinhas imaturas, antes de 15 de abril, data em que tem início o desprendimento das sementes”.

Esse período de defeso de pinhas jovens é importante para a regeneração da planta, ficando também proibido até junho derrubar pinheiros adultos, nativos ou plantados.

ARAUCÁRIAS NO SUL DO BRASIL
Há milhares de anos, as araucárias fazem parte da flora brasileira e latino americana. Os ancestrais dos Kaingang e Xokleng, grupos conhecidos coletivamente como Proto-Jê, já plantavam a espécie há 4 mil anos. Em linda reportagem da revista Piauí, podemos saber sobre diversos estudos de antropologia sobre como os Proto-Jê “atuaram como semeadores da floresta (de araucária), levando-a para locais onde não cresceria naturalmente e usufruindo dos muitos recursos que ela oferece, como os saborosos e nutritivos pinhões”.

Seus pinhões eram usados como fonte de alimentos para as comunidades mais antigas e também atraíam caça. Em pesquisa divulgada pelo Phys.org, cientistas falam como o “povo da Araucária” ajudou a moldar florestas desses pinheiros que chegavam a ter 42m de altura e como a civilização atual conseguiu colocar a espécie na lista de criticamente ameaçada de extinção.

Hoje, as araucárias estão criticamente ameaçadas de extinção. Restam menos de 2% da sua floresta, que cobria o sul do Brasil e chegava até o sul de Minas.

Saiba mais:

O defeso do pinhão – https://bit.ly/3waTe0X
O Povo que Fez do Pinhão uma Floresta – Revista Piauí: https://bit.ly/3g7PR2V
SOS Araucárias: https://goo.gl/uLEmX8
Floresta com Araucária, quase extinta: http://goo.gl/uwtbwY
Critically endangered South American forests were man made – Phys.org: https://bit.ly/2IAvYBZ
Uncoupling human and climate drivers of late Holocene vegetation change in southern Brazil – https://www.nature.com/articles/s41598-018-24429-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *