Defeso do Pinhão

[PR, SC e RS] O IBAMA e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proíbem a colheita de pinhão antes de 15 de abril, pois, até essa data, as sementes ainda estão presas às pinhas e não completaram seu ciclo natural. A derrubada das pinhas imaturas prejudica a regeneração da espécie e compromete sua reprodução.

Respeitar o defeso não significa deixar de consumir pinhão, apenas esperar o momento certo para sua colheita. Dessa forma, garantimos que essa árvore tão importante para a história do Brasil não desapareça..

O pinhão é alimento essencial para mais de 70 espécies de animais, como papagaios-de-peito-roxo, gralhas-azuis, cutias e até jaguatiricas. Eles ajudam a dispersar as sementes e garantir novas árvores, exatamente como faziam os indígenas há milhares de anos.

Além disso, até junho também está proibida a derrubada de pinheiros adultos, sejam eles nativos ou plantados. Essas medidas são essenciais para garantir que a araucária continue existindo para as futuras gerações.

A HISTÓRIA DAS ARAUCÁRIAS NO SUL DO BRASIL

Há milhares de anos, as araucárias fazem parte da flora brasileira e latino-americana. Povos indígenas como os Kaingang e Xokleng – descendentes dos Proto-Jê – cultivam essa árvore há pelo menos 4 mil anos. Segundo uma belíssima reportagem da Revista Piauí, estudos mostram que esses povos atuaram como semeadores da floresta, espalhando araucárias para regiões onde elas não cresceriam naturalmente e aproveitando seus inúmeros benefícios, como a madeira, a sombra e, claro, o pinhão, um alimento rico e nutritivo.

Mais que ser base alimentar das comunidades indígenas, o pinhão também atraía caça e fortalecia a biodiversidade. Mas o que os povos originários ajudaram a espalhar e preservar por milhares de anos, desmatadores estão colocando em risco em poucas décadas. Segundo cientistas entrevistados pelo Phys.org, florestas de araucária que já tiveram árvores de até 42 metros de altura foram reduzidas a menos de 2% da vegetação original. Hoje, a araucária está na lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção.

Saiba mais:

O defeso do pinhão – https://bit.ly/3waTe0X
O Povo que Fez do Pinhão uma Floresta – Revista Piauí: https://bit.ly/3g7PR2V
SOS Araucárias: https://goo.gl/uLEmX8
Floresta com Araucária, quase extinta: http://goo.gl/uwtbwY
Critically endangered South American forests were man made – Phys.org: https://bit.ly/2IAvYBZ
Uncoupling human and climate drivers of late Holocene vegetation change in southern Brazil – https://www.nature.com/articles/s41598-018-24429-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *