De onde vem o oxigênio que respiramos?

De onde vem o oxigênio que respiramos?

De onde vem o oxigênio que respiramos? Das plantas que produzem O2 durante a fotossíntese, principalmente das algas marinhas nos oceanos que cobrem 70% do planeta!

Mas de onde vem o oxigênio usado em hospitais? Do ar que respiramos! O ar contém aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 0,9% de Argônio e 0,1% de outros gases.

É possível que hospitais produzam o próprio oxigênio, sem precisar comprar de fora? É! Mas para isso precisavam ter usinas conhecidas como PSA, nem todos hospitais tem porque a instalação custa em torno de 50 mil fora o uso de energia para separar o oxigênio dos outros gases.

Ainda hoje, centenas de cidades do país estão com risco de ficar sem oxigênio para o tratamento de pacientes com Covid19. Durante a pandemia, é importante que o governo acompanhe as cidades nessa situação para organizar a demanda e fabricantes de cilindros. Depois de Manaus, não se pode deixar faltar oxigênio novamente para nenhum hospital do Brasil.

Saiba mais:

“Empresas de oxigênio medicinal alertam sobre riscos de internações de pacientes de covid-19 em UPAs” – Valor Econômico, 19/04/2021: https://glo.bo/3tBupXg
“Desenvolvimento de um Protótipo para a Produção de Oxigênio “on site” para Unidades Hospitalares” – USP: https://bit.ly/2WFyLOE

#oxigênio #fotossíntese #estoqueO2 #OxigênioEstáNoAr #OxigênioVemDasPlantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *