Mais de 450 mil mortes

Epidemiologistas alertam para uma terceira onda de mortes no Brasil. Os relatórios são da FioCruz e da Universidade Washington e listam como fatores de riscos a chegada do inverno, a baixa porcentagem da população imunizada com as duas doses e a variante indiana já em solo brasileiro. O governo federal ignora avisos. Bolsonaro promoveu neste fim de semana mais uma aglomeração sem uso de máscaras. Esta com a presença do ex-ministro Pazuello, um general da ativa que não deveria participar de atos políticos.

A nova cepa indiana foi identificada em outubro e, este mês, foi detectada no Brasil. Classificada pela OMS como uma preocupação global por sua alta transmissibilidade, a cepa já está em vários países do mundo. Ainda não se sabe se essa variante é mais letal.

Outro alerta que chama atenção na semana é sobre sequelas e a síndrome pós-Covid entre os recuperados no Brasil. Em reportagem da Folha de hoje, foram descritos casos de pessoas que perderam os movimentos das pernas e braços após hospitalização. Estudo publicado na Nature por pesquisadores dos EUA, registram também outros tipos de sequelas afetando múltiplos órgãos e sintomas como dificuldades de linguagem, raciocínio e memória, tromboses, depressão, fadiga, falta de ar e dor no peito. Essas pessoas continuam precisando de cuidados médicos.

Diante de tal cenário, reforçamos nosso apelo para que todos continuem com os cuidados preventivos e evitando aglomerações, mesmo pessoas que já foram vacinadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *