
O movimento indígena, os movimentos sociais, ambientalistas, estudantes e jovens brasileiros precisam estar na COP30. Mas como chegar lá se não há mais hospedagem disponível? O valor da estadia em Belém por 11 dias, em sites de aluguel por temporada, já ultrapassa a casa do milhão. A especulação imobiliária está tornando a conferência inacessível, até mesmo para organizações internacionais que atuam com justiça climática.
Para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, ONGs e grupos estrangeiros estão tendo que repensar se vão investir o orçamento do ano em hospedagem em Belém ou em projetos. Assim, a COP30 já ganhou o apelido de “COP da Elite”. E faz jus ao que vem acontecendo nos últimos anos: os lobbies dos maiores poluidores dominam as discussões, enquanto a participação popular fica cada vez mais difícil.
O evento está marcado para acontecer no Brasil desde 2023. Como só agora perceberam que não há leitos suficientes para receber as 50 mil pessoas esperadas? O governo do Pará, o mesmo que vive nas manchetes por ameaçar a educação indígena e por ser frouxo no combate aos crimes ambientais, diz que está em fase avançada da construção de uma ponte para ligar o Porto de Outeiro aos locais de realização da COP.
O governo federal desembolsou R$ 172 milhões do Fundo Geral de Turismo para ampliar a rede hoteleira de Belém. Para não passar mais vergonha, agora negocia com o setor de cruzeiros a oferta de 4.500 leitos em transatlânticos que ficarão atracados no Terminal Hidroviário Internacional de Belém. Também está articulando com as Forças Armadas mais 2.300 leitos e planeja adaptar escolas para receber cerca de 5.000 pessoas.
Diante de tantos obstáculos, parece até que a exclusão da participação popular foi planejada. Mas é justamente por isso que precisamos ir. A COP30 será um momento decisivo para o futuro da Amazônia e do planeta. Vamos encontrar caminhos para estar juntos em Belém em novembro. Terá acampamentos nos campi das universidades federais? Quais as possibilidades? Precisamos garantir que nossa voz seja ouvida. Essa luta é nossa!
Saiba mais:
Disparada de preços de hotéis faz Belém virar “COP da Elite” – Valor, 14/01/2025:
https://abre.ai/l2As
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30 – EBC: https://abre.ai/l2Au
‘Do you think gringos are clueless?’: COP30 attendees stung by accommodation price hikes in Belem – EuroNews, 04/02/2025: https://abre.ai/l2AF