Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um tratado que faz parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). 

A implementação do Acordo de Paris terá graves consequências para os povos, territórios, florestas, clima e planeta, pois cria um mercado global de carbono e aprofunda falsas soluções, fazendo com que a crise climática atinja proporções devastadoras. 

Este Acordo acaba com o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, tudo o que ele propõe é voluntário, incentiva todos os tipos de projetos do tipo REDD+ e todas as outras falsas soluções. Portanto, não se trata de um acordo para enfrentar as mudanças climáticas, mas de um acordo global de comércio de carbono, cujos objetivos, além dessa questão, nem sequer apontam para evitar que a Terra superaqueça acima do esperado para conter uma crise climática irreversível. 

Com sua implementação, a causa do aquecimento global, que é a extração e queima de combustíveis fósseis, nunca será abordada. Por isso, os povos, movimentos e organizações devem denunciá-lo e continuar lutando na resistência contra o extrativismo, a expansão da agropecuária industrial, a urbanização selvagem, o avanço das infraestruturas, as energias renováveis corporativas e a implantação de falsas soluções para as mudanças do clima. 

O Acordo de Paris faz parte de um consenso “forçado” para uma transição verde que busca promover soluções de mercado que só aceleram o colapso.

Baixe o Glossário da Justiça Climática:

bit.ly/GloJustClima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *