O ciclo do carbono é mostrado nas relações que acontecem dentro do círculo amarelo na imagem e tem a função de manter o equilíbrio de carbono na natureza, reciclando este elemento na atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Como o dióxido de carbono atmosférico está ligado a taxa de fotossíntese dos produtores, que atua como a principal fonte de produção de alimentos na Terra, o ciclo do carbono ajuda a sustentar a vida no planeta. O carbono também é elemento fundamental na composição de proteínas, lipídios, DNA e blocos de construção de todos os seres vivos.
CICLO BIOLÓGICO DO CARBONO
- 1 – As plantas, como produtores primários, atuam de duas formas na base do ciclo do carbono: capturando CO2 durante a fotossíntese e liberando CO2 durante a respiração.
- 2 – Consumidores primários como gado atuam fixando o carbono ao comerem plantas e também liberando CO2 durante a respiração.
- 3 – Quando as plantas e animais morrem, durante a decomposição, o carbono orgânico fixado é liberado de volta para a atmosfera como dióxido de carbono gasoso.
- 4 – O carbono que fica no corpo dos organismos mortos após a decomposição torna-se fóssil ao longo de muitos anos. Esse combustível fóssil, na combustão, libera o carbono armazenado de volta para a atmosfera.
Acontece que o sistema econômico dos últimos 150 anos focado em produção, consumo, acúmulo e geração de lixo é baseado na exploração e queima de combustíveis fósseis. Este sistema tem afetado o grande circuito biogeoquímico do carbono, perturbando o equilíbrio do ciclo natural com um aumento descontrolado do elemento na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta e provocando as mudanças climáticas.
AÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DESEQUILIBRANDO O CICLO DO CARBONO
- 1 – Queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gases naturais
- 2 – Corte indiscriminado de árvores ou desmatamento
As emissões em grande escala de CO2 por causa da queima de combustíveis fósseis retém o calor no planeta e têm causado transformações nos padrões de temperatura e clima, com o aumento de secas e enchentes extremas, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, perda de biodiversidade, entre outros.
Saiba mais:
Ciclo do carbono – Brasil Escola: https://bit.ly/3jzUvHq