Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é mostrado nas relações que acontecem dentro do círculo amarelo na imagem e tem a função de manter o equilíbrio de carbono na natureza, reciclando este elemento na atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Como o dióxido de carbono atmosférico está ligado a taxa de fotossíntese dos produtores, que atua como a principal fonte de produção de alimentos na Terra, o ciclo do carbono ajuda a sustentar a vida no planeta. O carbono também é elemento fundamental na composição de proteínas, lipídios, DNA e blocos de construção de todos os seres vivos.

CICLO BIOLÓGICO DO CARBONO 

  • 1 – As plantas, como produtores primários, atuam de duas formas na base do ciclo do carbono: capturando CO2 durante a fotossíntese e liberando CO2 durante a respiração.
  • 2 – Consumidores primários como gado atuam fixando o carbono ao comerem plantas e também liberando CO2 durante a respiração.
  • 3 – Quando as plantas e animais morrem, durante a decomposição, o carbono orgânico fixado é liberado de volta para a atmosfera como dióxido de carbono gasoso.
  • 4 – O carbono que fica no corpo dos organismos mortos após a decomposição torna-se fóssil ao longo de muitos anos. Esse combustível fóssil, na combustão, libera o carbono armazenado de volta para a atmosfera.

Acontece que a ação humana tem afetado esse grande circuito biogeoquímico, perturbando o equilíbrio do ciclo do carbono com um aumento descontrolado do elemento na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta e provocando as mudanças climáticas.  

AÇÃO HUMANA DESEQUILIBRANDO O CICLO DO CARBONO

  • 1 – Queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gases naturais 
  • 2 – Corte indiscriminado de árvores ou desmatamento

As emissões em grande escala de CO2 por causa da queima de combustíveis fósseis retém o calor no planeta e têm causado transformações nos padrões de temperatura e clima, com o aumento de secas e enchentes extremas, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, perda de biodiversidade, entre outros.

Saiba mais:

Ciclo do carbono – Brasil Escola: https://bit.ly/3jzUvHq

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.