Água invisível, virtual, pegada hídrica

Água invisível ou virtual já foi tema do ENEM e já está na hora de dar uma revisada. Água virtual ou pegada hídrica é todo volume de água utilizado, direta ou indiretamente, nos processos de produção e serviços. É aquela água que a gente não vê, mas foi usada várias vezes até um produto ficar pronto.

Quanta água se gasta para produzir as milhões de toneladas de soja que exportamos no ano passado, as milhões de toneladas de minério, os milhões de veículos zero vendidos? Quanta água é usada para fazer cada um dos produtos que encontramos nos shoppings e supermercados? Dá para gastar menos, mas para entender onde não somos eficientes, precisamos primeiro saber qual o consumo virtual de todas essas coisas.

Em relatório, o programa da ONU para Meio Ambiente, PNUMA, alertou que governos têm sido “politicamente silenciosos” em relação ao tema. A água virtual precisa ser integrada no planejamento de governos e empresas em áreas com risco de escassez hídrica. O mapa de grandes exportadores de água virtual no relatório (link abaixo) revela que a América Latina, graças ao Brasil, é a maior exportadora de água de graça do mundo.

Saiba mais:

Pegada Hídrica – Water Footprint Network: http://www.pegadahidrica.org/ “International Trade in Resources, 2015” – UNEP: http://goo.gl/x1RQvn (mapa na página 54)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.