Relação animal-planta

Comer e plantar. Todos os dias, a dona Anta e o seu Muriqui andam pela floresta comendo variados frutos com sementes grandes que dispersam por aí. Sem danificá-las, eles espalham as sementes já quebrando sua dormência, em condições perfeitas para germinar! Não fossem eles e outros mamíferos grandes, todos frugívoros, muitas árvores grandes de frutos grandes não estariam aí para contar história. Talvez nem eu! Mas o que me encanta mesmo é essa relação animal-planta! Essa é uma das interações ecológicas que mais influenciam na dinâmica de um ecossistema! Os animais são essenciais na manutenção e estruturação das florestas tropicais, ainda mais para espécies de sementes grandes.

Com o desmatamento, esses mamíferos grandes perdem o habitat e desaparecem. E sem eles, também não é possível encontrar espécies de plantas. O desmatamento causa assim dupla extinção, a de animais e a de plantas.

Saiba mais:

Animais essenciais para a dispersão de sementes na Mata Atlântica são os primeiros a sumir com o desmate – Agencia Fapesp: https://bit.ly/34P170S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *