Relações ecológicas

Ao observar a vida no planeta, percebemos que os seres vivos interagem de várias formas. Essas relações podem ser harmônicas ou desarmônicas, dependendo se trazem benefícios ou prejuízos para os envolvidos. Entre seres da mesma espécie, as relações harmônicas envolvem cooperação, como nas sociedades ou colônias. Já as desarmônicas incluem canibalismo e competição por recursos.

As relações entre espécies diferentes também se dividem em harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas, ninguém sai prejudicado:
→ Mutualismo: lembra das micorrizas? Os fungos ajudam as raízes das plantas a absorver nutrientes, e as raízes oferecem alimento aos fungos.
→ Comensalismo: as rêmoras pegam carona nos tubarões e aproveitam os restos da alimentação deles.
→ Inquilinismo: uma espécie só busca abrigo ou suporte, sem prejudicar a outra. Por exemplo, esquilos se abrigando em buracos de árvores ou bromélias crescendo nos troncos para receber mais luz.
→ Forésia: é quando uma espécie pega “carona” na outra sem causar prejuízo, como os carrapichos presos na pelagem dos animais.

As relações desarmônicas são como relacionamentos tóxicos:
→ Amensalismo: uma espécie libera toxinas que impedem o desenvolvimento de outras, como na maré vermelha causada por algas tóxicas.
→ Esclavagismo: lembra da relação entre humanos e abelhas? Elas trabalham, e nós ficamos com o mel.
→ Parasitismo: tênias e lombrigas usam nosso corpo para crescer, causando doenças.
Competição: acontece quando duas espécies disputam o mesmo recurso, como leões competindo por presas.
→ Predatismo: um exemplo clássico é o ser humano matando o boi para se alimentar.

3 comentários em “Relações ecológicas”

  1. Parabéns ótimo post bem completo e mescla tanto a parte comum (superficial) quanto a parte complexa (aprofundada).

  2. Esse é o melhor design, que mescla a parte comum e complexa como disse o Lucas. Adorei, que até favoritei o site, pois assim como essa arte foi útil para mim as outras também será.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *