A Coca-Cola, mais uma vez, foi eleita a maior poluidora de plástico do mundo pela organização Break Free From Plastic. Em 2023, a empresa foi responsável por 33.820 resíduos de plástico encontrados nos quatro cantos do mundo, um recorde desde o início da pesquisa. Isso significa que suas garrafas PET estão literalmente por toda parte: em nossos oceanos, rios e nas ruas das cidades. Escondendo a realidade, a Coca-Cola ainda tenta passar uma imagem de empresa sustentável. Não cola, Coca! Os Grandes Poluidores precisam ser pressionados e proibidos de continuar poluindo o planeta, essa é a solução real.
A ideia da economia circular é simples: em vez de jogarmos as coisas fora depois de usá-las uma vez, devemos reutilizar e reciclar ao máximo. É como um ciclo, onde nada se perde. A reciclagem é importante, mas não é a resposta mágica. O ideal é que a indústria evite gerar lixo desde o início.
Um artigo publicado na revista Página 22 reforça exatamente isso:
“A ideia de não geração de resíduos deve guiar o processo de design dos produtos e serviços – em vez de acontecer apenas no pós-uso, quando um resíduo já tiver sido gerado (e então se pensa em como extrair algum valor residual a partir dele). Um modelo de reúso, por exemplo, mantém o produto circulando e gerando valor em seu estado original, enquanto a reciclagem preserva apenas parte do valor do material e perde grande parte da energia e do capital empregados na fabricação do produto em si. Por isso, a reciclagem é a última opção em uma economia circular”, explica Luísa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina.
A responsabilização jurídica das empresas pela poluição plástica no planeta é um processo complexo e desafiador. Enquanto a indignação e a pressão global – das pessoas e dos governos – não provocarem mudanças, vamos ao menos substituir a garrafa de plástico pela garrafinha reutilizável. E, na medida do possível, que nesse processo de conscientização também optemos por consumir bebidas que façam bem para o nosso corpo, como as naturais, de produtores sustentáveis e com menos açúcar.
Saiba mais:
2023 Global Brand Audit: The Coca-Cola Company is once again the top global plastic polluter – Break Free From Plastic (BFFP): https://shorturl.at/ItNqq
“A reciclagem é a última opção em uma economia circular” – Página 22, ago/2020: https://bit.ly/2ZlSoxh