Logística reversa é obrigação do fabricante

Logística reversa

O que fazer com o smartphone que não tem reparo, com pilhas e baterias usadas, com o pneu que não serve mais, com embalagens de produtos tóxicos, com óleo lubrificante usado? Que toda indústria poluidora assuma toda responsabilidade que tem na geração de lixo, agindo para recapturar os resíduos de partes de seus produtos que são “jogados fora” oferecendo pontos de coleta. A indústria é sim responsável por aquilo que coloca em circulação e não tem destino certo. Ou, como diria Antoine de Saint-Exupéry, “eternamente responsável”!

A logística reversa é o “processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque, produtos acabados e informações relacionadas do ponto de consumo até o ponto de origem para fins de recuperação de valor ou descarte adequado” – definição adotada globalmente escrita por Rogers and Tibben-Lembke (1999). Em outras palavras, toda movimentação de mercadorias precisa ser planejada para reaproveitamento de resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou destinação adequada.

De acordo com a lei de 2010 que apresenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), empresas são sim parte da solução do problema que elas mesmas causam e devem aceitar o retorno de seus produtos descartados.

Saiba mais:

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10 – Planalto: https://bit.ly/399Kk8D
“O que é logística reversa?” – eCycle: https://bit.ly/374DO03

#logísticaReversa #Indústria #Empresas #Resíduos #ReaproveitarResíduos

3 comentários em “Logística reversa é obrigação do fabricante”

  1. É a primeira vez que vejo esse site e já estou encantado, Estive a procura de tema de qualidade exceto está difícil de achar
    Isso pela internet. Grato de falar sobre este tema tuas
    ideias.

  2. Muito bom! Muito obrigado por falar sobre este tema,
    tenho dificuldade sobre este tema, mas agora lendo este
    post tudo ficou mais claro. Com toda certeza voltarei por
    aqui afim de comentar algumas dúvidas sobre
    o assunto. Mais 1 vez muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *